CVM está de olho em traders que negam recomendar investimentos na internet

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Comissão de Valores Imobiliários mira influenciadores na internet

  • CVM fala sobre expressões comuns usadas por traders para se safar de investigações

  • Comunicado alerta o que deve pode ser considerado evidência de exercício irregular

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Traders que atuam como influenciadores na internet estão na mira da Comissão de Valores Imobiliários (CVM). Em comunicado, a autarquia explica o que leva em conta na hora de abrir uma investigação.



Segundo a CVM, analistas estão atentos a influenciadores nas redes sociais. O foco é em quem atua na margem da lei que regulamenta o mercado de capitais. O foco é em traders que fazem recomendações de investimento sem autorização para atuar profissionalmente no ramo.

No entanto, o órgão diz que os critérios para abertura de investigação vão muito além de falas explícitas. Dessa maneira, mesmo os traders que avisam que não dão recomendam determinado investimento também podem ser enquadrados.



A área técnica da CVM diz que o uso de expressões como “não se trata de recomendação de investimento” ou “são opiniões apenas pessoais” em textos e vídeos, por exemplo, não são suficientes.

Para não ser alvo de investigação, portanto, o trader deve apresentar comportamento geral que não caracterize serviço de análise profissional de valores mobiliários. É o que explica Rafael Custódio, gerente da Superintendência de Relações com Investidores da CVM.

A linguagem utilizada é um dos parâmetros avaliados para verificar se há serviço profissional prestado. Fica claro que discursos mais assertivos ou apelativos comprovam a tentativa do influencer de convencer e induzir os investidores.

CVM não miram apenas traders que atuam sem licença

Daniel Maeda, Superintendente de Relações com Investidores Institucionais da CVM, explica que traders que atuam profissionalmente sem licença são os mais visados.

Grifamos o termo ‘em caráter profissional’ para destacar que somente as pessoas que atuam com esse cunho é que necessitam de credenciamento para o exercício da atividade de analista de valores mobiliários. O caráter profissional fica caracterizado, por exemplo, quando há uma constância na divulgação das análises e recebimento de remuneração, ainda que indireta.

No entanto, a CVM alerta que mesmo o uso não profissional pode resultar em infração administrativa. Estão incluídas, por exemplo, pessoas que usam as redes sociais para se manifestar sobre valores mobiliários sem autorização. Nesse caso, porém, o foco é em eventual tentativa de criar demanda, oferta ou preços artificiais, entre outras operações consideradas fraudulentas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Desde 2013, colaboro regularmente com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das criptomoedas principalmente na cobertura de ataques cibernéticos e golpes no Brasil. Atualmente, faço mestrado em Comunicação Científica na Universidade de Granada, na Espanha. Escrevo para o BeInCrypto desde abril de 2020.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá