Dados polêmicos sobre Day Trade são destaque de novo guia da CVM

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • CVM lança material com dicas de como fazer day trade com mais segurança.

  • Estudo que embassa o guia traz números nada animadores sobre day trade a longo prazo.

  • 91% das pessoas que persistiram na atividade por mais de um ano tiveram prejuízo.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Nova cartilha da CVM aponta que apostar no Day Trade quase nunca traz o retorno que os investidores tanto esperam.



O Day Trade é a compra e venda de ativo ou ação em um mesmo dia, onde o investidor tenta obter uma margem de lucro entre as negociações. Apesar de um parecer atividade cheia de  atrações – ganhar dinheiro em casa de maneira ‘fácil’ – o Day Trade a longo prazo, não é tão vantajoso como muitas pessoas acreditam.

Para tentar ajudar um pouco a população que se aventura no day trade, a CVM lançou nesta terça-feira (6) uma cartilha cheia de dicas e informações importantes sobre como o day trade funciona e os principais riscos da atividade.



A cartilha se baseia em dados apresentados por um estudo da FGV feito pelos pesquisadores Fernando Chague e Bruno Giovanetti, que analisa a possibilidade de uma pessoa sobreviver só de day trade.

Os dados da FGC não são animadores

Das 19.696 pessoas que o estudo acompanhou, 92,1% desistiram do day trade mais cedo ou mais tarde. Do restante que persistiu na atividade por mais de um ano, 91% tiveram prejuízo. Ou seja, quase todos fracassaram.

As 13 pessoas que sobraram disso tudo, tiveram um lucro médio de R$ 300 por dia, muito abaixo do esperado.
Como a pesquisa aponta, o day trade é muito arriscado e com um lucro (quando acontece) muito baixo para justificar a dedicação integral na atividade. A maioria desiste, e as que insistem, perdem dinheiro.

Um fato curioso é que apesar da grande volatilidade deste mercado e da chance de acabar perdendo dinheiro, o interesse em day trade não para de crescer. A cartilha da CVM indica que a procura pela atividade praticamente dobrou em julho de 2020, coincidindo com a recuperação da BOVESPA.

No universo das criptomoedas a prática do day trade é amplamente conhecida e muito usuários tentam lucrar com o trade diário dos principais cripto ativos do mercado como o Bitcoin, Ethereum, XRP, Litecoin, entre outros.

Por isso qualquer pessoa que quer se dedicar a esse mercado precisa estar ciente dos riscos desta atividade e não cair em falsas propagandas e cursos que prometem um lucro fora da normalidade.

As recomendações do material da CVM para qualquer pessoa que deseja fazer day trade, independente do ativo, é pensar em um planejamento financeiro com objetivos definidos, não ter dívidas, possuir uma reserva de emergência, conhecer o seu perfil de investidor (Suitability), e ter uma carteira diversificada de investimentos.

Profissionais permanecem por décadas

Cabe ainda ressaltar que os profissionais do mercado continuam obtendo sucesso de maneira consistente. Assim como em outra profissão, o Day Trade exige estudo, aprendizado e aprimoramento.

Portanto, no início da carreira, é importante o acompanhamento por um profissional responsável e de qualidade.

Acesse o grupo de sinais gratuito do BIC e concorra

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Saori Honorato é jornalista e para o BeInCrypto escreve sobre os principais acontecimentos do universo das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá