A tão esperada ‘Halvening’ do Bitcoin está prevista para ocorrer em maio de 2020. O evento, nos últimos dois ciclos, foi o sinal de uma tendência fortemente de alta de preço. No entanto, a mais recente ação deverá colocar a criptomoeda em território desconhecido.

Mineiro desiste do resultado do Halvening

Ocorre a redução pela metade a cada 210.000 blocos e reduz pela metade a recompensa de mineração de blocos – agora 12,5 Bitcoin por bloco. Cada um dos ajustes foi projetado para gerenciar continuamente a inflação na rede.

A consequência de cada redução pela metade é uma enorme redução de lucro entre as mineradoras, com apenas metade da atual recompensa do bloco como receita. Isso leva a uma redução maciça de mineiros, com as mãos fracas sendo forçadas a sair.

No entanto, como as mineradoras não conseguem mais continuar, o hashrate total na rede cai drasticamente. Isso leva a uma redução subsequente na dificuldade de cada bloco minerado, reduzindo os custos para os mineiros que conseguem se manter. No final, o gênio de Nakamoto brilha.

A ação do mercado antes do evento pela metade tem sido tradicionalmente muito otimista. As mineradoras estavam aproveitando os últimos blocos a taxas mais altas e as transações estavam ocorrendo rapidamente. Os picos de 2014 e 2017 ocorreram logo após esses eventos.

No entanto, essa redução foi observada em uma dramática tendência de baixa que antecedeu o evento. Os mercados em baixa geralmente têm um efeito semelhante de expulsar as mineradoras. Com o valor de cada bitcoin em declínio, o retorno da mineração é reduzido e os pequenos mineradores são removidos.

Problemas atuais

Com um mercado em baixa se movendo para a metade, há uma trajetória dobrada para o mercado como um todo. À medida que um número reduzido de mineiros entra e um número menor de mineiros é capaz de avançar no evento, um grande problema pode ocorrer.

A resposta óbvia de muitos analistas é que o ciclo de alta tradicional para a redução pela metade já ocorreu. A corrida em 2019 de US $ 3 mil para US $ 14 mil e depois voltar novamente pode ser exatamente o que os analistas estão vendo.

Independentemente de o preço ter sido determinado ou não, a ação geral do preço preocupou muitos. A recente queda de preço abaixo de US $ 8.500 é potencialmente outra indicação de que o mercado é autocorretivo para compensar um buy-in antecipado de ganhos futuros.

O mercado geral de Bitcoin está em território desconhecido. O mercado mostrou flutuabilidade acima da marca de US $ 8.000. O potencial é que a corrida de touros em 2019 foi simplesmente a antecipação da corrida de preços pós-redução pela metade. Por outro lado, o mercado pode ver o fundo cair à medida que o evento afasta os mineradores mais fracos da rede.

Você acredita que teremos um forte movimento altista em 2020 impulsionado pelo Halvening? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!


As imagens são cortesia da Shutterstock, Twitter.