Ver mais

As DEX da Cardano (ADA) para ficar de olho após a atualização Alonzo

3 mins
Atualizado por Paulo Alves

EM RESUMO

  • A Cardax almeja ser a DEX nativa do ecossistema da Cardano.
  • A SundaeSwap quer retirar a dependência dos clientes de instituições financeiras tradicionais.
  • A FlanoSwap vai lançar uma carteira para gerenciar ativos da blockchain da Cardano.
  • promo

A iminente chegada da atualização Alonzo da Cardano vai permitir a criação de novas exchanges descentralizadas (DEX) na rede da ADA.

O lançamento do Alonzo estava programado para ocorrer em maio de 2021, mas um atraso fez com que a data final fosse alterada para setembro. Um dos recursos novos a ser implementado é ao suporte a contratos inteligentes, que por sua vez permitem a criação de aplicativos descentralizados (dApps), como as exchanges descentralizadas.

  • Não entendeu algum termo do universo Web3? Confira no nosso Glossário!
  • Quer se manter atualizado em tudo o que é relevante no mundo cripto? O BeInCrypto tem uma comunidade no Telegram em que você pode ler em primeira mão as notícias relevantes e conversar com outros entusiastas em criptomoedasConfira!
  • Você também pode se juntar a nossas comunidades no Twitter (X)Instagram e Facebook.

A Cardano foi criada em 2017 pelo cofundador da Ethereum Charles Hoskinson. Ela fornece transações mais rápidas com taxas menores, usando como validação o sistema de proof-of-stake (PoS).

A introdução dos contratos inteligentes é vista como a evolução natural do protocolo e a confiança de seus investidores no seu sucesso é um dos fatores que fizeram com que o preço da ADA disparasse mesmo antes de sua implementação.

Neste intervalo de tempo, vários projetos de DEX baseados na blockchain da Cardano estão se preparando para nascer logo após a implementação do Alonzo. Confira alguns deles:

Cardax

Cardax

A Cardax é uma exchange descentralizada que almeja ser a DEX nativa para usuários da rede da Cardano. Ela vai permitir a troca de várias criptomoedas baseadas na blockchain da ADA.

Segundo os desenvolvedores, as atualizações recentes da rede vão permitir a migração de projetos nativos do Ethereum para a Cardano, e estes sistemas precisam de uma DEX nativa para facilitar a operação.

A Cardax vai permitir a criação de pares de liquidez usando um sistema híbrido que mistura características tanto de livros de ordens quanto de Automated Market Makers (AMM).

Segundo os desenvolvedores, o sistema vai minimizar a slippagem (variações de preço entre pedido e execução) e os riscos de perdas inconstantes, além de permitir que qualquer pessoa crie ou participe de um par de liquidez. As recompensas serão recebidas em CDX, o token nativo do projeto.

A expectativa do grupo era lançar a Cardax após a chegada do Alonzo. O plano original é que isto acontecesse ainda em agosto, porém, com os atrasos, o DEX deve chegar no final de setembro.

SundaeSwap

SundaeSwap

A SundaeSwap é outra DEX planejada para operar no ecossistema da Cardano. O projeto será lançado no último trimestre de 2021 e vai oferecer ferramentas de empréstimo, staking e pools de liquidez.

O token nativo do SundaeSwap é o SUNDAE, que ainda não foi lançado. A estimativa é que um ICO do token seja anunciado em breve. Depois, ele poderá ser comprado normalmente nas DEX que o aceitem ou recebido como recompensas no projeto.

O objetivo do SundaeSwap é criar um ambiente descentralizado em que “os usuários não precisem depender de instituições financeiras tradicionais”.

FlanoSwap

FlanoSwap

A FlanoSwap é outra exchange descentralizada que vai operar na blockchain da Cardano. Ela promete a oferta de um lauchpad completo no ecossistema da ADA, capaz de recursos como oferta de liquidez, staking e empréstimo de criptomoedas.

A plataforma é baseada em AMM, uma ferramenta que oferece uma “liquidez rápida, eficiente e poderosa além do pool de produtos constantes que operam com o capital dos usuários”.

De acordo com os desenvolvedores, o diferencial da FlanoSwap é sua “arquitetura eficiente” baseada na Cardano, uma blockchain que, eles lembram, foi criada já com o objetivo de “superar fraquezas do Bitcoin e do Ethereum”.

O token nativo do projeto é o FLAN, que é usado dentro da plataforma para ações como staking e criação de pools de liquidez. Os portadores do token que o utilizarem para staking também receberão um multiplicador em suas recompensas de yield. Além disso, ele será usado para participar de decisões de governança abertos para a comunidade.

A wallet da FLAN deve ser lançada ainda em agosto e será voltada para o gerenciamento de ativos na blockchain da Cardano, sendo disponibilizada em versões para website e dispositivos móveis.

Melhores plataformas de criptomoedas | Abril de 2024

Trusted

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.

Julia.png
Júlia V. Kurtz
Editora-chefe do BeInCrypto Brasil. Jornalista de dados com formação pelo Knight Center for Journalism in the Americas da Universidade do Texas, possui 10 anos de experiência na cobertura de tecnologia pela Globo e, agora, está se aventurando pelo mundo cripto. Tem passagens na Gazeta do Povo e no Portal UOL.
READ FULL BIO
Patrocinados
Patrocinados