Diretor do FBI vê Criptomoeda se Tornando um Problema Maior

Compartilhar Artigo

Testemunhando diante do Comitê de Segurança Interna do Senado, como parte de uma audiência sobre ameaças à segurança nacional, Christopher Wray, diretor do FBI (Federal Bureau of Investigation) dos Estados Unidos, deixou claro que seu departamento vê a criptomoeda como uma ameaça.



Mais do que isso, como está aumentando a integração e a adoção da moeda digital, Wray sente que “se tornará cada vez maior.” Ao abordar essa suposta eventualidade, Wray não estava pronto para admitir que um novo regulamento poderia ajudar a suprimir as preocupações do FBI.

Atualmente, as criptomoedas estão no meio de um cabo de guerra regulamentar nos EUA. Embora não seja proibido ou barrado, o sentimento geral que os cerca é de suspeita e preocupação – como destacado pela atitude adotada contra Libra , como o BeInCrypto havia relatado anteriormente. Isso também levou ao campo oposto, aumentando o medo de que os EUA pudessem ser deixados para trás se não encontrar um caminho razoável para a integração de criptografia.



A possibilidade de ser ‘isolado’

Wray teve o cuidado de não falar muito sobre a situação das criptomoedas além de seu próprio escopo, afirmando: “Se isso é ou não objeto de algum tipo de regulamentação, a resposta é mais difícil para mim”.

No entanto, ele acrescentou que, com o FBI de olho na criptomoeda – especificamente no que diz respeito a seguir o dinheiro através do sistema financeiro descentralizado -, há uma chance de os EUA serem “isolados” se não conseguirem acompanhar essas novas tecnologias.

Esse contraponto de Wray veio em resposta a uma pergunta feita pelo senador Mitt Romney (R-UT) que, com pouco conhecimento de como as criptomoedas funcionam, achava que essas transações anônimas precisavam ser ‘tratadas’.

“Eu não estou no Comitê Bancário. Eu não começo a entender como a criptomoeda funciona ”, Romney expressou. “Eu acho que é mais difícil realizar seu trabalho quando não podemos seguir o dinheiro, porque o dinheiro está escondido de nós e me pergunto se não deve haver algum tipo de esforço em nosso país para lidar com a criptomoeda”.

Mais ameaças do que apenas Bitcoin

Embora seja possível que o Bitcoin possa ser usado para financiar atividades terroristas e outros programas indesejáveis ​​- como programas de armas norte-coreanos -, não é a única maneira de ganhar dinheiro para essas atividades ilícitas.

Peter Dutton, ministro da Administração Interna da Austrália, , disse em uma conferência antiterror em Melbourne, há uma infinidade de diferentes tecnologias financeiras que podem ser usadas como ameaça à segurança nacional – incluindo cartões de valor armazenado, sistemas de pagamento on-line, plataformas de financiamento coletivo e moedas digitais.

“O anonimato proporcionado por essas tecnologias permite que financiadores terroristas ofuscem suas atividades”, acrescentou.

Se, de fato, é a faceta anônima das criptomoedas que está causando preocupação por aqueles encarregados de impedir esse financiamento ilícito, existem, é claro, ferramentas para permitir que eles ‘sigam o dinheiro’, e Wray até observa isso. Ele disse que o FBI está de olho na criptografia, usando as “ferramentas que permitem tentar seguir o dinheiro”.

Você acredita que o FBI conseguirá atrapalhar o desenvolvimento de uma moeda digital como a Libra? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e Facebook!


Imagens cortesia da Shutterstock.


Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Caio é um grande entusiasta de criptomoedas e day trader em tempo integral. A paixão pelo mercado financeiro e pela escrita permitiu que começasse a fazer parte do projeto BeInCrypto em ser o principal portal de notícias de criptomoedas e blockchain. Caio é também estudante de Ciências Econômicas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá