Distribuição de Volatilidade do Bitcoin Pode Indicar Manipulação de Mercado

Compartilhar Artigo

Uma curva de desvio padrão pode ser usada para indicar a probabilidade de vários eventos ocorrerem. A probabilidade de desvio padrão do Bitcoin de ter uma mudança de preço de 10% ou mais em um único dia é de apenas 0,2%.



Esse número, com base em um cronograma de negociação contínuo para Bitcoin, significa que um único dia de aumento ou queda desse valor deve ocorrer menos de uma vez por ano. No entanto, nos últimos cinco anos, dias dessa magnitude ocorreram 66 vezes – mais de 3,5% das vezes, como Skew ( @skewdotcom) informou:

Manipuladores de mercado de Bitcoin

O principal problema enfrentado pelo Bitcoin é o de manipulação. O mercado com oscilações tão grandes simplesmente não é normal. Somente manipulações comerciais substanciais poderiam produzir esse tipo de movimento no mercado.

Esse tipo de manipulação ocorreria principalmente quando um único comerciante ou grupo de comerciantes é capaz de causar oscilações no mercado através da compra ou venda. Quando essas oscilações ocorrem, os investimentos ou futuros colocados anteriormente responderiam ao mercado, gerando retornos substanciais. O movimento no mercado de Bitcoin parece indicar amplamente esse tipo de manipulação.

Novo normal?

No entanto, embora isso seja evidente com base na distribuição padrão, os números não levam em consideração muito do que causou os ajustes de preço do Bitcoin. Por exemplo, a existência de ‘ baleias ‘ no mercado – traders capazes de movimentar grandes volumes – causariam esse tipo de movimento de preços.

Além disso, o mercado de Bitcoin é relativamente incipiente. Isso cria uma situação em que um número relativamente pequeno de traders ainda pode ter um impacto inadvertidamente grande nos preços. Além disso, o medo de perder (FOMO) pode levar os investidores a se amontoar quando virem um aumento de preço ou o queda contra sua posição.

Com esses fatores de mercado criando mudanças, não é difícil ver por que o Bitcoin não segue necessariamente os desvios padrão. Em vez disso, parece que, até que o mercado se torne mais estável, esses tipos de mudanças devem ser esperados normalmente.

Os maximalistas argumentam que essas mudanças, embora surpreendentes, não indicam necessariamente manipulação nefasta do mercado. Em vez disso, indicam que o mercado está crescendo em maturidade e continuará a precisar de um número maior de investidores para proporcionar maior estabilidade.

Quais os parâmetros você segue em sua alocação de capital para não ser surpreendido com manipulação de mercado? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!


As imagens são cortesia do Twitter, Shutterstock.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Com formação em ciências e redação, Alice começou a escrever profissionalmente há 7 anos. Desde então, ela tem aprendido, investido e escrito sobre criptomoedas e tecnologia blockchain para algumas das maiores publicações do setor. Atualmente, compõe a equipe de jornalistas Brasil da BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá