Diversifique em Ativos Seguros, Mas Não em Bitcoin, Afirma Investidor Bilionário

Compartilhar Artigo

Falando no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, o investidor bilionário Ray Dalio disse que acha que o mercado de ações dos EUA tem mais espaço para crescer, mas incentiva os investidores a manter um portfólio diversificado em caso de queda súbita. Em termos de diversificação, ele recomenda ativos concretos, como ouro, mas não aconselha investimentos em ativos de criptomoeda, como o Bitcoin.



O fundador e co-presidente da empresa de investimentos norte-americana Bridgewater Associates acredita que a força do mercado de ações dos EUA no momento apresenta uma excelente oportunidade para os investidores. Falando na Squawk Box da CNBC em Davos, Dalio disse que um portfólio adequadamente diversificado era uma idéia muito melhor do que alocar capital em dinheiro. Isso é particularmente verdade, pois ele acredita que há uma “boa probabilidade” de uma crise econômica após as eleições de 2020.

Dinheiro é Lixo …

Comentando que as pessoas ainda tinham muito valor em dinheiro, ele acrescentou:



“Dinheiro é lixo … Saia do dinheiro.”

Dalio acredita que há dinheiro a ser ganho com as condições atuais do mercado de ações, e a política monetária da Reserva Federal faz com que guardar dinheiro seja uma má idéia. Para ele, o Fed esgotou sua cartilha para estimular a economia:

“Você costumava apertar um botão e ele aumentava … Nós teremos déficits maiores pelos quais imprimiremos dinheiro.”

Apesar de recomendar especulações no mercado, Dalio aconselhou os investidores a manter um portfólio equilibrado. Isso inclui uma quantidade de ouro ou, como ele mesmo disse, “algo que é difícil”.

Mas o Bitcoin Também é?

Apesar de defender a diversificação de carteiras e criticar os bancos centrais que imprimem dinheiro, Dalio não é fã do Bitcoin. Ele disse que é “muito volátil”, e um projeto como a Libra do Facebook tem uma chance maior de ver uma adoção generalizada. Ele acrescentou que é improvável que os bancos centrais mantenham o Bitcoin da maneira que acumulam ouro.

Dalio claramente não se inscreve no Bitcoin como narrativa de “ouro digital”. O BeInCrypto relatou várias vezes anteriormente sobre o crescimento da adoção de bitcoin como valor de loja, graças a semelhanças com o metal precioso. No entanto, o cofundador da Bridgewater Associates disse que a moeda digital falha tanto como meio de troca quanto como reserva de riqueza. Também não possui a mesma precedência histórica do ouro.

Embora Dalio esteja certo, por enquanto, o Bitcoin ainda tem apenas 11 anos de idade. Ainda não foi reconhecido coletivamente como uma reserva de valor pela população global da maneira que o ouro era há milhares de anos atrás. Com cada nova geração nascida, no entanto, existem mais pessoas que nunca conheceram um mundo sem o Bitcoin. Certamente ainda é um investimento altamente especulativo, a cada ano que passa, a moeda digital se aproxima de ser confiável globalmente. À medida que a confiança cresce, calcula-se que a capitalização de mercado também aumentará. Isso, por sua vez, reduz a volatilidade.

Você acredita concorda com a diversificação sugerida por Ray Dalio? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Com formação em ciências e redação, Alice começou a escrever profissionalmente há 7 anos. Desde então, ela tem aprendido, investido e escrito sobre criptomoedas e tecnologia blockchain para algumas das maiores publicações do setor. Atualmente, compõe a equipe de jornalistas Brasil da BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá