Com a expansão das criptomoedasSe você é novo no universo das moedas virtuais, este guia é para você. Vamos te ensinar tudo sobre criptomoedas.... More, os bancos centrais precisam tomar suas medidas de proteção. Para Pomp, fundador da Morgan Creek Digital, o dólar é o próximo a ser um ativo digital.
Recentemente, especialmente com o desenvolvimento do projeto Libra, muito tem se discutido sobre a posição dos países nos criptoativos. Em primeira mão, a China já afirmou estar produzindo seu próprio token, o Yuan Digital.
Em seu twitter, o investidor Pomp, alegou que o dólar é o próximo na lista para ser tokenizado. Especialmente com o crescente número de utilizadores, é uma questão de sobrevivência para a moeda desenvolver o seu dólar digital.
[New Post] The United States is going to tokenize the dollar. Too many people are calling for it now.
Just a matter of time.https://t.co/TvPtpb80uF
— Pomp (@APompliano) October 16, 2019
Na publicação em questão, Pomp faz link para o seu blog pessoal, em que discorre de maneira mais aprofundada sobre o assunto, e ainda lembra que ele mesmo havia afirmado em uma entrevista para o Squawk (canal de notícias) que isso deve acontecer imediatamente.
É claro que o posicionamento do fundador da Morgan Creek Digital repercurtiu e chamou muita atenção. Como já era de se esperar, grande parte das pessoas concordaram com a opinião, e o próprio Pomp deu atenção especial ao Warren Davidson, político republicano nos Estados Unidos.
If the dollar were tokenized, as a true digital token (full DL), think of the impact on…-> https://t.co/6EF2aojAFg
— Warren Davidson (@WarrenDavidson) September 27, 2019
A atitude de Davidson também chamou atenção de outros colegas congressistas, que apoiaram o projeto. De acordo com eles, deixar as moedas digitais somente nas mãos de empresas privadas, acarretará na perca do controle da política monetária. Ao mesmo tempo que podemos entender isso como um afronte às criptomoedas, significa um reforço para a teoria da tornar o dólar um token.
“Nós enviamos o homem para a Lua. Nós podemos enviar o dólar para o ciberespaço”
O título acima trata-se de uma reportagem divulgada ontem pelo Wall Street Journal, em que o antigo presidente do CFTC (Comissão de Negociação de Contratos FuturosContratos futuros são literalmente acordos para comprar ou vender um ativo em uma data futura e por um preço fixo.... More de Commodities) Chris Giancarlo, publicou juntamente de Daniel Gorfine, ex chefe de inovação da mesma entidade.
O artigo aumentou ainda mais as esperanças de que o dólar vá para o “ciberespaço” muito em breve. No texto, os autores fizeram questão de explicitar as vantagens que obtidas com a implementação dos tokens de dólar.
“Essa nova rede de pagamentos ainda contaria com intermediários confiáveis e regulamentados para manter carteiras digitais e validar transações. Mas também permitiria que indivíduos, empresas e estados explorassem as vantagens potenciais dos pagamentos distribuídos, como velocidade de transação muito maior, acesso aprimorado e maior transparência…
A segurança seria outro grande avanço. Como nenhum validador individual do razão de pagamento manteria informações completas sobre todos os pagamentos, o sistema resolveria algumas das preocupações de privacidade e antitruste que surgem quando um único intermediário – como o WeChat ou um banco central estrangeiro – mantém informações completas.”
O fato é que o borborinho sobre a necessidade de levar o dólar como um ativo digital tem se espalhado cada vez mais. No entanto, ainda esbarramos em leis regulamentares que podem impedir uma implementação rápida do método.
Você acredita que o dólar será tokenizado no futuro próximo? Deixe nos comentários abaixo a sua opinião!