Dólar deve subir com redução da SELIC para 2,25%

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Dólar sobe com redução da taxa básica de juros

  • COPOM estipulou a SELIC a 2,25%, menor valor nominal da história

  • SELIC mais baixa favorece a alta do Dólar americano

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Dólar deve subir com redução da SELIC para 2,25%. COPOM decidiu hoje, dia 17 de junho, pela redução de 0,75% da taxa básica de juros da economia brasileira. Movimento já era esperado, mas deve causar o aumento da cotação do Dólar americano.



O COPOM (Comitê de Política Monetária) é o órgão do Banco Central que discute e decide sobre a SELIC, que é a taxa básica de juros da economia brasileira.

Assim, levando em conta os efeitos da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), o COPOM decidiu cortar a SELIC em 0,75%. Dessa forma, a nova meta da SELIC é de 2,25%.



A decisão sobre a SELIC deve afetar a cotação do Dólar, que opera no momento a R$ 5,26.

Vale lembrar: para ter acesso aos melhores sinais de trade de criptomoedas, entre no Canal da BIC no Telegram!

Dólar deve subir com redução da SELIC para 2,25%

Prever a movimentação do Dólar é uma tarefa difícil, já que diversos fatores – nacionais e internacionais – contribuem para a cotação da moeda. Assim, é necessário agir com prudência, de maneira a evitar “futorologia” acerca do tema.

De toda maneira, o Dólar fechou o dia (17:00) cotado a R$ 5,26. A variação, tendo como referência o dia anterior, é muito pequena. Porém, há que se destacar que a moeda americana já vinha aumentando durante a semana. Além disso, o corte da SELIC para 2,25% já era esperado pelo mercado.

Porém, mesmo que previsto pelo mercado, o corte de 0,75% na SELIC é extremamente significativo. Isso coloca o Brasil muito próximo aos países desenvolvidos, que já vêm operando com taxas baixas há alguns anos.

Porém, o movimento também limita uma possível reação do governo brasileiro contra a crise, já que a taxa está chegando próxima a zero.

O principal motivo da influência da SELIC sobre o Dólar acontece ~porque, com os juros mais baixos, a atratividade do mercado brasileiro para os investidores estrangeiros diminui.

Assim, geralmente ocorre fuga de capitais, na direção de países que estão operando com taxas de juros mais elevadas.

Na prática, é uma relação de risco/benefício: países subdesenvolvidos apresentam um risco maior; por isso, é importante, para os investidores, que os juros compensem o risco.

Outros fatores importantes pesam na cotação

Mesmo que o corte na SELIC possua uma relação direta com a cotação do Dólar, o momento atual é extremamente delicado. Desse modo, outros fatores podem influenciar ainda mais no preço da moeda americana, como:

  • Sucesso ou fracasso no combate ao COVID-19
  • Velocidade da reabertura da economia brasileira
  • Cenário internacional, com foco nos EUA e China
  • Política Monetária de injeção de liquidez do BC

Por esse motivo, é necessário esperar para analisar qual o impacto real da SELIC na cotação do Dólar, nos próximos dias.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Nicolas se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná e é pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais. Atualmente, cursa Jornalismo na FAPCOM. Escreve sobre economia, política e história há alguns anos. Em 2017, após entrar em contato com a tecnologia blockchain, se entusiasmou com o seu potencial e passou a estudar as aplicações da tecnologia aos diversos setores da economia. Seu foco está em discutir as melhores maneiras de alavancar o desenvolvimento nacional através do uso do blockchain e das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá