Dólar digital chega ao Congresso americano e está próximo de se tornar realidade

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Projeto do Dólar Digital chega ao Congresso dos EUA

  • Objetivo é melhorar a distribuição do auxílio-emergencial durante a pandemia do COVID-19

  • Projeto é elaborado pela Accenture, que é parceira da Ripple (XRP)

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O Dólar digital chega ao Congresso dos EUA e está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Projeto do Dólar digital está sendo desenvolvida por parceira da Ripple, que emite o XRP. Previsão é de que a moeda vai ser emitida pelo FED, Banco Central americano.



O Congresso americano criou uma força-tarefa para se debruçar sobre o projeto do Dólar digital.

Esse projeto, chamado originalmente de Digital Dollar Project, é  realizado pela Accenture, gigante do setor de Consultoria (NYSE: ACN), em parceria com a Digital Dollar Foundation.



Nesse caso, vale lembrar que a Accenture é uma parceira da Ripple. A Ripple emite o XRP, que é a 4.ª maior criptomoeda da atualidade.

Dólar digital chega ao Congresso americano

O projeto do Dólar digital acaba de chegar ao Congresso dos EUA. Assim, o projeto será discutido na House Financial Services Committee’s Task Force on Financial Technology (Força-Tarefa sobre Tecnologia Financeira na Casa de Serviços Financeiro).

O objetivo dessa força-tarefa é discutir qual a melhor maneira de estimular a economia americana durante a pandemia do COVID-19.

Uma das questões centrais desse estudo é descobrir a maneira mais eficiente de entregar o stimulus check (auxílio-emergencial) aos americanos.

Na força-tarefa, o Dólar digital está “dividindo espaço” com o FedAccounts, que é uma iniciativa que permitirá aos consumidores de varejo abrir uma conta no FED. Atualmente, apenas os Bancos podem fazer isso.

Dessa maneira, a pandemia do novo coronavírus está acelerando o desenvolvimento da moeda digital americana, apesar do projeto ser recente.

O Dólar digital

O white paper do Dólar digital é o documento que explica o projeto para a digitalização da moeda fiduciária americana.

Segundo os desenvolvedores do projeto, haverá total integração com o FED, que é o Banco Central americano. Assim, mesmo que a moeda seja elaborada em Blockchain, ela será emitida pelo FED.

O Dólar digital possui 4 eixos de desenvolvimento:

  • Suporte ao USD como a moeda de reserva global
  • Melhora da eficiência de custos e tempo
  • Acesso ampliado ao dinheiro e aos pagamentos dos bancos centrais
  • Emulação de dinheiro físico em um mundo cada vez mais digital

Nesse caso, é interessante observar o primeiro eixo e fazer a correlação com o Yuan Digital, que é a versão digitalizada da moeda fiduciária chinesa.

No entanto, vale observar que o projeto dos chineses já está muito mais avançado do que o americano. Isso acontece porque o Yuan digital vem sendo elaborado há anos pelas autoridades chinesas. Inclusive, o Yuan digital já está sendo testado em empresas relacionadas ao governo chinês.

Portanto, embora o foco do projeto do Dólar não cite o caso chinês, é difícil deixar de relacionar ambas as moedas.

Será que o governo americano está tentando fazer frente à inovação da moeda chinesa digital?

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Nicolas se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná e é pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais. Atualmente, cursa Jornalismo na FAPCOM. Escreve sobre economia, política e história há alguns anos. Em 2017, após entrar em contato com a tecnologia blockchain, se entusiasmou com o seu potencial e passou a estudar as aplicações da tecnologia aos diversos setores da economia. Seu foco está em discutir as melhores maneiras de alavancar o desenvolvimento nacional através do uso do blockchain e das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá