Dólar Bate Novo Recorde e Risco de Recessão Aumenta: o Bitcoin é a Proteção Perfeita?

Compartilhar Artigo

Um fraco relatório de dezembro sobre a produção industrial e as exportações para alguns países, como Alemanha, aumentou o risco de recessão. Em breve, poderemos ver hedges contra preocupações econômicas, como o Bitcoin, à medida que o risco de retração econômica se aprofunda.



As questões econômicas da Alemanha só podem piorar de acordo com os dados industriais mais recentes. Os dados de dezembro de 2019 mostram que a queda na fabricação no país continua. Em uma avaliação escrita pelo Grupo ING, “existem muito poucos elementos positivos a serem encontrados nos dados industriais de dezembro”.

De fato, o ING alerta que os dados podem aumentar o risco de trazer de volta a ‘palavra R’ para a economia alemã: recessão. “Os dados de hoje são outro lembrete de que 2019 foi definitivamente um ano para esquecer para a indústria alemã”, conclui a avaliação. Se essas tendências continuarem, poderemos ver uma desaceleração econômica que inevitavelmente afetaria a economia mundial em geral.



Enquanto isso, no Brasil vemos uma expansão dos principais indicadores econômicos, incluindo mais uma redução na taxa básica de juros SELIC, levando-a para 4,25%. No entanto, o dólar continua subindo estratosfericamente para o brasileiro.

De acordo com o próprio ministro da economia, Paulo Guedes, esse é o novo normal. No acumulado do ano, o Real está em aproximadamente 6,95% de queda frente ao real, diminuindo o poder de importação, e criando grandes conflitos se temos ou não força para nos mantermos com baixo volume de capital estrangeiro.

Proteção de Capital Acumulado

Durante os períodos de maior ansiedade econômica, os investidores costumam procurar hedges. O medo da recessão geralmente aumenta o investimento em “refúgios” considerados mais seguros em momentos de angústia. Historicamente, um refúgio comum tem sido ouro ou prata – e, nos últimos anos, tem sido cada vez mais Bitcoin (BTC).

Como o Bitcoin se sairia sob uma recessão econômica alemã, brasileiro ou global? O júri ainda está de olho nisso, desde que o Bitcoin surgiu após a Grande Recessão de 2008. No entanto, há espaço para um otimismo cautelosamente positivo.

O caos no cenário mundial parece correlacionar-se positivamente com o preço do Bitcoin, o que indica que os investidores têm alguma fé na principal criptomoeda. De fato, o Bitcoin superou o ouro como um hedge contra a instabilidade econômica em 2019. Conforme relatado pelo BeInCrypto, o Bitcoin foi um indicador mais forte e mais flexível que o ouro durante tempos de incerteza geopolítica.

Até os céticos admitem relutantemente que o Bitcoin é um hedge contra o caos financeiro nos dias de hoje. Peter Boockvar, do Bleakley Advisory Group, um conhecido ‘Bitcoin bear’, disse à CNBC em junho de 2019 que seus movimentos de preços eram indicativos de tendências globais. Parece inegável agora que o Bitcoin captura preocupações e medos econômicos.

Então, como uma recessão impactará o Bitcoin? É impossível dizer com certeza, mas o Bitcoin provou ser um ativo maduro nos últimos anos. Se uma recessão alemã ocorrer, então, poderemos ver muitos investidores migrando para o Bitcoin como um hedge.

Faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter. Assim ficará por dentro das últimas notícias sobre criptomoedas e blockchain acontecendo no Brasil e no mundo.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Criado nos EUA, Lucian se formou em História Econômica. Jornalista freelancer, ele é especialista em escrever sobre o espaço de criptomoedas e a 'quarta revolução industrial' digital em que nos encontramos.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá