Economia brasileira se recupera acima das expectativas, segundo economistas

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Economia brasileira fecha 2020 acima das expectativas sombrias de mercado

  • Especialistas melhoram a expectativa para o PIB desse ano

  • Ainda assim, a queda da economia deverá ser expressiva

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Relatório FOCUS, emitido pelo Banco Central, prevê que economia brasileira se recupera acima das expectativas. Economistas acreditam em cenário mais otimista do que o divulgado nos meses anteriores.



O Banco Central acaba de divulgar o Relatório FOCUS dessa semana.

No documento, a instituição compila as expectativas do mercado acerca dos principais indicadores da economia brasileira. Assim, de acordo com os economistas consultados, houve melhora na previsão do PIB de 2020, em relação aos relatórios anteriores.



Contudo, vale ressaltar que haverá uma queda expressiva do PIB brasileiro, devido aos impactos econômicos provocados pela pandemia do COVID-19.

Receba sinais de trade de criptomoedas de forma gratuita: entre no grupo e aproveite!

Economia brasileira se recupera melhor do que o esperado

No FOCUS dessa semana, houve melhora na previsão sobre o PIB, pela segunda semana consecutiva. Agora, o mercado acredita que o PIB cairá 6,10% em 2020. No último relatório, a previsão era de queda de 6,50%. Dessa forma, houve melhora significativa, em período curto de tempo.

Outro dado importante é sobre o câmbio com o Dólar americano. Há quatro semanas, os economistas acreditam que a cotação do Dólar fecha 2020 nos R$ 5,20, que é um valor semelhante ao câmbio atual. Além disso, a previsão é de que a taxa SELIC seja reduzida, dos 2,25% atuais, para 2%.

FMI crê que o PIB brasileiro despenca em 2020

A previsão do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre a economia brasileira, na comparação com o FOCUS, é catastrófica. Isso porque o FMI acredita que haverá uma queda de 9,1% no PIB, em 2020. Há apenas alguns meses, a estimativa era de 5,3%.

Porém, na realidade, o mercado brasileiro não acredita que o PIB sofrerá uma queda tão acentuada quanto o FMI está supondo. Um forte indicador desse “otimismo” é o IBOV, que voltou a ultrapassar os 100.000 pontos, na última sexta-feira. Assim, é provável que a realidade se alinhe com as expectativas atuais e o PIB caia numa faixa de 5 a 6%.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Nicolas se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná e é pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais. Atualmente, cursa Jornalismo na FAPCOM. Escreve sobre economia, política e história há alguns anos. Em 2017, após entrar em contato com a tecnologia blockchain, se entusiasmou com o seu potencial e passou a estudar as aplicações da tecnologia aos diversos setores da economia. Seu foco está em discutir as melhores maneiras de alavancar o desenvolvimento nacional através do uso do blockchain e das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá