El Salvador anuncia plano para ser 1º país a obrigar adoção do Bitcoin

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, enviará ao Congresso um projeto de lei para converter o Bitcoin em moeda com curso legal.

  • Ele também anunciou a parceria do país centro-americano com a Strike.

  • A parceria vai permitir a modernização da infraestrutura financeira do país com a tecnologia Bitcoin.

  • promo

    Participe da nossa comunidade gratuita no Telegram e obtenha sinais de trade e análises de criptomoedas todos os dias!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.
El Salvador pode se tornar o primeiro país do mundo a adotar o Bitcoin (BTC) como moeda de curso legal, ou seja, que não pode ser negado em pagamentos e transações.

Durante a conferência Bitcoin 2021 realizada em Miami, no último sábado (5), o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou uma parceria do país centro-americano com a Strike para modernizar a infraestrutura financeira do país utilizando a tecnologia do Bitcoin.

Patrocinados



Patrocinados

A principal novidade confirmada pelo presidente salvadorenho, no entanto, foi o anúncio de que o Bitcoin poderá ser aceito como moeda legal, do mesmo modo que o dólar americano, hoje a única moeda oficial no país:

Patrocinados



Patrocinados

“Na próxima semana enviarei um projeto de lei ao Congresso que tornará o Bitcoin com curso legal.”

Moeda de curso legal é aquela que, por determinação de lei, não pode ser negada como forma de pagamento em determinado país.

Na prática, se o projeto for aprovado por congressistas , qualquer empresa e negócio salvadorenho será obrigado a aceitar BTC para compras e transações. O Bitcoin, portanto, seria equiparado ao dólar, que já é usado como reserva do banco central no país.

Segundo Bukele, adotar a criptomoeda trará benefícios de curto e longo prazo. Incluindo aumento de empregos e aumento do investimento em El Salvador.

“O Bitcoin tem uma capitalização de mercado de US$ 680 bilhões de dólares”, disse o mandatário no primeiro de uma série de tuítes publicada neste domingo (6).

“Se 1% disso for investido em El Salvador, isso aumentaria nosso PIB em 25%. Por outro lado, o Bitcoin terá 10 milhões de novos usuários em potencial e um meio que cresce rapidamente para transferir 6 bilhões de dólares por ano em remessas”.

O presidente também deu mais detalhes sobre os benefícios da adoção do BTC para o povo salvadorenho, apontando que o uso do Bitcoin permitirá que mais de um milhão de famílias de baixa renda aumentem o valor recebido na casa dos bilhões de dólares por ano.

“Esperamos que esta decisão seja apenas o começo para fornecer um espaço onde alguns dos principais inovadores possam reimaginar o futuro das finanças, potencialmente ajudando bilhões em todo o mundo”, declarou.

Bukele também aproveitou para trocar a foto de perfil em sua conta oficial no Twitter, adotando os olhos de laser característicos dos apoiadores do Bitcoin.

Jack Mallers, fundador da Strike, destacou a importância do anúncio para o ecossistema cripto:

“O que é transformador aqui é que o Bitcoin é o maior ativo de reserva já criado e uma rede monetária superior. A posse de Bitcoin oferece uma maneira de proteger as economias em desenvolvimento dos impactos potenciais da inflação das moedas fiduciárias”, disse Mallers.

Decisão ‘inevitável’

Ainda não se sabem os detalhes da possível implementação do plano. O CEO da Blockstream, Adam Back, disse à CNBC que El Salvador reuniu uma equipe de líderes envolvidos com o Bitcoin para ajudar a construir um novo ecossistema financeiro:

“Era inevitável, mas aqui está: o primeiro país a caminho de converter Bitcoin em moeda legal.”

Ao mesmo tempo, destacou que pretende contribuir com tecnologias como infraestrutura líquida e de satélite para apoiar este importante marco no país centro-americano.

O anúncio também foi recebido com entusiasmo pelo CEO da Binance, Changpeng Zhao.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Patrocinados
Share Article

A opinião da equipe BeInCrypto em uma única voz.

SEGUIR O AUTOR

Previsões de cripto com o Melhor Canal de Sinais com +70% de acertos!

Entre Agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora