El Salvador vai cobrar 3 BTC para conceder residência permanente

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Presidente de El Salvador confirmou que país irá conceder residência permanente para investidores de criptomoedas.

  • Governo exigirá investimento de 3 BTC para conceder visto.

  • País é o primeiro do mundo a tornar o Bitcoin uma moeda de curso legal.

  • promo

    Participe da nossa comunidade gratuita no Telegram e obtenha sinais de trade e análises de criptomoedas todos os dias!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O governo de El Salvador irá conceder residência permanente a todos os interessados em investir pelo menos 3 BTC no país, agora que o Bitcoin foi aprovado como nova moeda de curso legal.

Patrocinados



Patrocinados

O presidente Nayib Bukele estava confiante pela aprovação pouco antes do Congresso confirmar a votação favorável. “É praticamente 100% certo que o projeto de lei [do Bitcoin]”, disse o mandatário em uma conversa transmitida ao vivo no Twitter ainda na noite de terça-feira (8). O PL foi aprovado com o apoio de 62 dos 84 parlamentares.

Questionado sobre residência permanente para empresários, Bukele esclareceu que empreendedores terão direito de visto permanece mediante investimento de 3 BTC no país. Pela cotação de 8h40 desta quarta-feira (9), o valor equivale a US$ 104 mil, ou cerca de R$ 520 mil.

Patrocinados



Patrocinados

O país agora trabalha para traçar um plano ousado de 90 dias para preparar infraestrutura necessária para adotar o Bitcoin como moeda. Parte disso vem de investimento estrangeiro, mais especificamente de empresas do setor de criptomoedas.

É o caso, por exemplo, da Blockstream, que fornecerá tecnologia de conexão via satélite para levar sinal de Internet para áreas rurais e permitir que mais cidadãos salvadorenhos tenham acesso à rede do Bitcoin para transações.

Bancos

O presidente, que controla o Legislativo e recentemente destituiu os chefes do Poder Judiciário do país, confirmou que estabelecimentos serão obrigados a aceitar o Bitcoin como pagamento. Já bancos deverão aceitar a criptomoeda como quitar empréstimos vigentes.

Outros contratos que já vigiam antes da mudança na legislação também poderão passar a aceitar o BTC para liquidar pagamentos, já que a criptomoeda passa a ser tão legal quanto o dólar, que era até então a única moeda do país

“Aceitar bitcoin vai ser obrigatório”, disse Bukele. “Eles têm que aceitar bitcoin por lei”.

Além de bancos, o próprio governo passará a aceitar bitcoin para pagamento de impostos. A criptomoeda, no entanto, não será colocada no balanço do Banco Central.

Dólar

Apesar da aprovação da Lei Bitcoin, o governo de El Salvador fez questão de deixar claro que o dólar segue sendo a principal moeda do país. O Banco Central emitiu nota reafirmando “a solidez” do uso do dólar.

Em comércios, onde agora mercadorias poderão mostrar preço em BTC, a moeda americana deverá ser utilizada como referência para conversão.

Na conversa informal do Twitter Spaces, Nayib disse que “El Salvador quer atrair empresários, talentos e inovadores para o país com a ajuda de duas moedas de curso legal, o Bitcoin e o dólar americano.”

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Patrocinados
Share Article

Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Desde 2013, colaboro regularmente com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das criptomoedas principalmente na cobertura de ataques cibernéticos e golpes no Brasil. Atualmente, faço mestrado em Comunicação Científica na Universidade de Granada, na Espanha. Sou editor-chefe do BeInCrypto Brazil desde abril de 2021.

SEGUIR O AUTOR

Previsões de cripto com o Melhor Canal de Sinais com +70% de acertos!

Entre Agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora