Ver mais

Eleições dos EUA terão apuração de votos em blockchain com tecnologia da Chainlink

2 mins
Atualizado por Caio Nascimento

EM RESUMO

  • Associated Press irá gravar apuração dos votos em blockchain
  • Processo utilizará oráculo criptográfico da Chainlink
  • Iniciativa daria maior confiabilidade à contagem de votos em eleição conturbada
  • promo

As próximas eleições americanas serão as primeiras da história com apuração registrada em blockchain. A iniciativa mais recente usará uma tecnologia criada na plataforma da Chainlink.
A agência de notícias Associated Press (AP) anunciou, nesta terça-feira (20) uma parceria com a empresa de blockchain Everipedia. A companhia irá receber dados da apuração eleitoral em tempo real da AP e registrá-los em blockchain. A novidade vem em um momento de apreensão acerca do possível resultado das eleições no país norte-americano. O atual presidente Donald Trump ainda não deixou claro se pretende reconhecer uma eventual vitória de seu adversário, Joe Biden. Com isso, a imprensa dos EUA especula que Trump poderia contestar resultado caso o democrata saia vencedor. O registro de votos em blockchain, portanto, seria uma tentativa de regar o pleito com uma aura de maior confiabilidade.

BIC_chainlink_LINK_marines_blockchain

Oráculo da Chainlink

A iniciativa promete empregar coleta de dados inovadora por meio do oráculo OraQle, criado na Chainlink. Conhecida como “rei do DeFi”, a empresa de cripto oferece plataforma para desenvolvimento de tokens especiais conhecidos como oráculos. Eles carregam informações confiáveis para de bases de dados externas para dentro de blockchains e são vistos como essenciais em contratos inteligentes que precisam monitorar dados do mundo real.
“A AP assinará os dados criptograficamente e publicará sua chave criptográfica através dos canais oficiais da Everipedia”, diz o comunicado oficial enviado à imprensa.
Os votos dos eleitores americanos serão, portanto, criptografados na medida em que forem apurados pela AP. Dessa maneira, seria impossível haver manipulação durante o trânsito ou mesmo nas instalações da Everipedia.

Eleições 2020 na blockchain

A inciativa conjunta entre Associated Press e Everipedia não será a única a ocorrer nas eleições para presidente dos EUA este ano. Na última semana, a imprensa americana divulgou que já existe um aplicativo de votação baseado em blockchain funcionando no estado de Utah. Trata-se do app Voatz, usado experimentalmente durante a eleição para o conselho municipal de algumas cidades. A tecnologia já estava em testes e, no último dia 13, teria sido para computar o primeiro voto válido. Além disso, o app já teria sido usado na convenção republicana de Utah. Dessa maneira, a nova plataforma em blockchain teria participado, mesmo que indiretamente, desta eleição presidencial.

Trusted

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.

d5d468215717a9856e67059bb80b21e2?s=120&d=mm&r=g
Paulo Alves
Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Colaborei entre 2013 e 2021 com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das...
READ FULL BIO
Patrocinados
Patrocinados