Empresa de dados blockchain Chainalysis faz registro de marca no Brasil

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A Chainalysis teve aceito hoje o seu registro de marca no Brasil.

  • Chainalysis é uma importante empresa que usa blockchain para ajudar no combate a atividades ilícitas envolvendo criptomoedas.

  • O diretor de receita da Chainalysis, Jason Bonds, confirmou ao BeInCrypto que a empresa vai expandir os negócios no país.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

A companhia de dados Chainalysis fez o registro de marca no Brasil, sinalizando a possível expansão de atividades para o mercado brasileiro.



De acordo com a publicação desta terça-feira (23) da Revista de Propriedade Industrial, a empresa norte-americana registrou com sucesso a marca Chainalysis INC. aqui no Brasil.

Apesar de não ser obrigatório, fazer o registro de marca no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), é um dos primeiros passos de muitas empresas estrangeiras que desejam entrar no mercado de um novo país.



A Chainalysis é uma referência na área de análises de dados blockchain. Com frequência, a empresa atua em parceria com agências governamentais em investigações de combate a atividades ilícitas envolvendo criptomoedas.

A empresa utiliza algoritmos avançados para monitorar transações de criptomoedas em blockchain, conseguindo dessa maneira, rastrear o dinheiro do cibercrime e confiscá-lo com o auxílio das autoridades e exchanges.

Com o registro de marca aceito no Brasil, é possível que a Chainalysis possa oferecer os serviços de monitoramento de criptomoedas às empresas e órgãos brasileiros em um futuro próximo.

O diretor de receita da Chainalysis, Jason Bonds, confirmou ao BeInCrypto que a empresa planeja expandir os negócios no país.

De acordo com ele, o Brasil é um dos mercados de criptomoedas mais sofisticados da América Latina e o maior em termos de valor on-chain movimentado no ano passado.

“Vamos investir mais tempo e recursos para expandir nossos negócios no Brasil à medida que a atividade de criptomoeda continua a crescer e ganhar legitimidade na região. Esperamos preencher a lacuna entre a indústria e o setor público à medida que a regulamentação for lançada”.

Chainalysis fortalece presença no Brasil

Desde o ano passado, a Chainalysis vem intensificando a sua presença no país. 

Conforme noticiou o BeInCrypto em dezembro, o Gerente de Operações de Inteligência da Chainalysis, João Campos, participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para discutir o combate à lavagem de dinheiro no país.

Na discussão que pautava uma revisão da Lei de Lavagem de Capitais, Campos defendeu a necessidade do Brasil aprender a monitorar criptomoedas como forma de minimizar o uso dos ativos digitais em atividades criminosas.

Recuperar o dinheiro ilícito transformado em criptomoedas está entre os principais desafios que a Polícia Federal enfrenta no país. Em 2020, a PF apreendeu R$ 130 milhões de criptomoedas usadas na lavagem de dinheiro. 

O valor, no entanto, poderia ser muito maior se a inteligência da polícia tivesse ferramentas para rastrear e bloquear criptomoedas do crime.

Na audiência pública, João Campos apontou que assim como o Departamento de Justiça dos EUA usou a tecnologia da Chainalysis para rastrear e confiscar US$ 1 bilhão do caso Silk Road, as autoridades brasileiras poderiam repetir a experiência para solucionar crimes parecidos que acontecem no país. 

Ele defendeu inclusive que o bitcoin e outras criptomoedas deveriam ser explicitamente  incluídas na lei de lavagem de dinheiro do Brasil.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Saori Honorato é jornalista e para o BeInCrypto escreve sobre os principais acontecimentos do universo das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá