Empresa de pagamentos some com R$ 11 bilhões: “dinheiro provavelmente nunca existiu

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Wirecard é uma empresa de soluções de pagamento com atuação no Brasil

  • Empresa está envolta em um escândalo: o sumiço de 2 bilhões de Euros

  • Ex-CEO foi preso, acusado de inflar as contas da Wirecard

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Wirecard, que é uma empresa de pagamentos, “some” com 1,9 bilhões de Euros. Segundo a empresa, valor provavelmente nunca existiu. Executivo foi preso, sob a suspeita de inflar os números para melhorar a posição da empresa no mercado. Bitcoin resolve esse tipo de problema com facilidade.



A Wirecard é uma companhia alemã que fornece soluções de pagamento para empresas, com atuação no Brasil.

Porém, um episódio recente chamou a atenção do mercado, a ponto de ser publicado no The New York Times.



Isso aconteceu porque, nos últimos dias, um escândalo tomou conta do nome da fintech na Europa: uma auditoria da EY descobriu a ausência de 1,9 bilhões de Euros em reservas, nas contas da Wirecard.

Com isso, o ex-CEO da empresa, Markus Braun, foi preso nesta terça-feira, 23 de junho.

Empresa de pagamentos some com R$ 11 bilhões

A Wirecard está envolvida em um enorme problema após a divulgação do seu balanço de reservas duvidoso.

O problema foi descoberto pela EY, após auditoria nas contas da Wirecard. Assim, um rombo de quase 2 bilhões de Euros foi exposto, o que levou Markus Braun a renunciar e, posteriormente, ser preso pela polícia alemã.

Ainda não está claro o que aconteceu exatamente com o dinheiro. Num primeiro momento, a empresa acreditava que o montante havia sido transferido para instituições bancárias das Filipinas. Contudo, após a negativa dos bancos asiáticos, a maior suspeita é a de que esse dinheiro nunca existiu.

Dessa maneira, os 2 bilhões em reservas da Wirecard, provavelmente, nada mais eram do que um “exercício contábil” para inflar as contas da empresa; um crime financeiro, em outras palavras.

As relações entre a Wirecard e outras empresas também estão sob suspeita, após a descoberta da fraude. A empresa, por sua vez, alega que tudo foi obra de Braun, que segue preso.

Ações da Wirecard estão derretendo

As ações da Wirecard AG estão derretendo desde o anúncio público sobre o problema, no dia 18 de junho. Dessa forma, as ações perderam cerca de 80% de valor, passando de 99~100 Euros para os atuais 17 Euros.

Bitcoin resolve o problema da prestação de contas

Os usuários de criptomoedas já sabem, mas não custa reforçar: o Bitcoin resolve o problema de accountability das empresas.

Accountability é um termo conhecido no meio dos negócios, que significa “prestação de contas”. Assim, não é por coincidência que essa é uma das principais características que formam a base do Blockchain do Bitcoin.

O Bitcoin foi projetado para oferecer uma saída ao sistema financeiro corrupto vigente. Por isso, todas as transações são registradas para sempre, com possibilidades desprezíveis de alteração. A rede do Bitcoin proporciona que as transações sejam verificadas por partes independentes, o que impossibilita o “sumiço” de ativos.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Nicolas se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná e é pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais. Atualmente, cursa Jornalismo na FAPCOM. Escreve sobre economia, política e história há alguns anos. Em 2017, após entrar em contato com a tecnologia blockchain, se entusiasmou com o seu potencial e passou a estudar as aplicações da tecnologia aos diversos setores da economia. Seu foco está em discutir as melhores maneiras de alavancar o desenvolvimento nacional através do uso do blockchain e das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá