Entenda a “desculpa” do BC para barrar o Whatsapp Pay

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Banco Central barrou o sistema de pagamentos pelo Whatsapp

  • Sistema permite o envio e recebimento de dinheiro de maneira instantânea entre usuários

  • BC "teme" pela falta de concorrência

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O Banco Central barrou a implementação do Whatsapp Pay no Brasil. Solução permitiria o envio de pagamentos entre os usuários do Whatsapp e Mark Zuckerberg havia escolhido o Brasil para inaugurar a novidade. Porém, Banco Central teme uma menor competitividade no setor.



O anúncio do Whatsapp Pay, sistema de pagamentos pelo aplicativo de conversas, causou muito barulho no Brasil.

Isso aconteceu porque o país foi o escolhido para inaugurar a novidade, no mundo. Porém, a alegria dos usuários  – e de Zuckerberg – durou pouco. O Banco Central foi rápido em barrar a novidade, antes que os brasileiros pudessem ter o “gostinho” de fazer uma transferência instantânea.



Entenda o que levou o BC e o CADE a barrar uma novidade que seria benéfica à maior parte dos usuários do aplicativo.

Lembre-se: no canal do BeInCrypto no Telegram, você acessa aos melhores sinais de trade de forma gratuita!

Qual a justificativa do BC ao barrar o Whatsapp Pay?

A notícia da inauguração do Whatsapp Pay caiu como um raio no Brasil. Assim, os usuários ficaram intrigados com o sistema que facilitaria o envio e recebimento de dinheiro pelo aplicativo.

No caso, há que se considerar que os brasileiros são extremamente mal-acostumados às soluções financeiras. Mal-acostumados, no pior sentido do termo: no Brasil, os sistemas de pagamento deixam muito a desejar.

Dessa forma, quando surge uma novidade que, a princípio, vai facilitar a vida das pessoas, todos comemoram.

Porém, o BACEN foi rápido em suspender a implementação do Whatsapp Play. Segundo a instituição, o sistema pode “prejudicar o desenvolvimento de novas empresas e aplicativos no setor”. Para o BC, o Whatsapp Pay chegaria ao mercado com status de gigante, o que intimidaria a possível concorrência.

É uma justificativa extremamente cômoda, se não contraditória.

Não se trata aqui de fazer uma defesa do Whatsapp, já que o seu dono, Mark Zuckerberg, é envolto em polêmicas relacionadas à privacidade dos usuários.

Porém, o fato é que ninguém tem paciência para o sistema financeiro atual, que é caro, lento e ineficiente. Transferências em DOC e TED só existem porque são lucrativas aos grandes bancos.

Assim, é difícil entender como a inovação do Whatsapp Pay pode barrar outras inovações, que até o momento, só existem em teoria.

Whatsapp Pay ainda tem chances?

Até o presente momento, a decisão do Banco Central apenas suspendeu o sistema de pagamentos. Dessa forma, ainda não há definição sobre o tema.

Segundo o Banco Central, o Whatsapp Pay está passando por uma avaliação. Assim, caso a instituição avalie que o sistema não representa riscos ao SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro), ele deverá ser liberado. Na teoria, a suspensão tem o prazo máximo de 30 dias.

Por isso, vale a pena esperar para ver quais serão os próximos passos do BC e do CADE.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Nicolas se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná e é pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais. Atualmente, cursa Jornalismo na FAPCOM. Escreve sobre economia, política e história há alguns anos. Em 2017, após entrar em contato com a tecnologia blockchain, se entusiasmou com o seu potencial e passou a estudar as aplicações da tecnologia aos diversos setores da economia. Seu foco está em discutir as melhores maneiras de alavancar o desenvolvimento nacional através do uso do blockchain e das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá