Escassez de Moeda Forte em Cuba Mostra o Valor do Bitcoin

Compartilhar Artigo

A demanda por moeda forte, como dólares ou euros, está aumentando em Cuba. Esforços para acabar com o sistema de moeda dupla do país provocaram medo de instabilidade, incentivando os cidadãos a procurar veículos potencialmente menos voláteis para armazenar riqueza, curiosamente, como o Bitcoin.



A crescente demanda dificultou que indivíduos adquirissem formas mais estáveis de dinheiro em qualquer uma das moedas nacionais do país. De acordo com um relatório da Reuters, Cuba atualmente usa o peso e o peso conversível equivalente ao dólar (CUC). O estado está tentando eliminar gradualmente essa situação, provocando temores de desvalorização da moeda e demanda crescente por meios de troca potencialmente menos voláteis.

Dinheiro estável se tornando difícil de adquirir

Roly, uma mula de 28 anos que importa produtos do mercado negro para o país, afirma que a aquisição de dinheiro estável de instituições financeiras se tornou essencialmente impossível nas últimas semanas:



“Não há dinheiro disponível nos bancos ou casas de câmbio há semanas, você precisa procurar em outro lugar … Passei meio dia nas ruas sob o sol e não consegui comprar um único dólar . ”

Fatores macro, como o aperto das sanções comerciais contra Cuba pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e os países sul-americanos que rescindem os contratos de médicos cubanos, limitaram o fluxo de dólares para o país. O governo também introduziu “lojas do dólar” para trazer mais dinheiro em suas próprias reservas e se proteger de qualquer volatilidade que possa acompanhar o abandono da CUC.

O economista local Omar Everleny comentou a situação, afirmando que a CUC já começou a perder valor. Ele adicionou:

“A economia já está sendo dolarizada, mesmo que ninguém diga.”

Historicamente falando, as formas de dinheiro estável triunfaram sobre as mais propensas à volatilidade. Quando é dada uma escolha, as pessoas quase sempre preferem um dinheiro com menor probabilidade de perder muito valor de repente, graças à intromissão daqueles que o emitem ou controlam sua política monetária.

Mas o Bitcoin é mais estável

Bitcoin, com seu suprimento estritamente limitado e regimentada emissão, representa a forma mais estável de dinheiro que a humanidade já conheceu. Com os cubanos lutando para encontrar dólares ou euros para proteger suas próprias moedas nacionais em depreciação, o Bitcoin pode muito bem se tornar mais atraente para os cidadãos.

Por ser agnóstico às fronteiras, o Bitcoin não apenas representa uma forma de dinheiro mais estável do que dólares ou euros, mas também é muito mais fácil de comprar do que moedas fiduciárias estrangeiras em economias rigidamente controladas, como Cuba. Um indivíduo cubano não precisa usar uma bolsa ou banco local para se expor ao ativo digital.

Mesmo sendo a forma de dinheiro mais estável de todos os tempos, certamente é um pouco cedo na história do Bitcoin pensar que os cubanos se apressarão em massa para comprá-lo. No entanto, desenvolvimentos, como os discutidos acima, dificilmente são notáveis ​​em todo o mundo e servem para ilustrar o crescente apelo da moeda não emitida pelo Estado.

Você acredita que as nações com moedas instáveis e desvalorizadas encontrarão a segurança no Bitcoin? Deixe nos comentários a sua opinião! Aproveite para compartilhar no Twitter e no Facebook!

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Caio é um grande entusiasta de criptomoedas e day trader em tempo integral. A paixão pelo mercado financeiro e pela escrita permitiu que começasse a fazer parte do projeto BeInCrypto em ser o principal portal de notícias de criptomoedas e blockchain. Caio é também estudante de Ciências Econômicas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá