Blockchain e Bitcoin podem se tornar ‘arma’ em manifestações

Compartilhar Artigo

Durante as manifestações que estão ocorrendo nos EUA, diversas cidades estão relatando utilizar técnicas de rastreamento dos manifestantes. Assim, é importante saber como o Bitcoin e o Blockchain podem os manifestantes [e as pessoas comuns] contra o rastreamento do Estado.



Os Estados Unidos estão passando por um momento conturbado há alguns dias.

Assim, desde a morte de George Floyd, as maiores cidades do país estão sendo tomadas por manifestações e protestos diários.



Porém, com a ocorrência de saques, depredação e vandalismo durante alguns protestos, os governantes estão tentando aumentar a vigilância sobre os cidadãos.

Vale ressaltar que essa não é apenas uma preocupação dos manifestantes; qualquer pessoa que preza pela sua privacidade quer evitar, ao máximo, a vigilância estatal na esfera íntima.

Logo, é importante entender como o Blockchain e o Bitcoin podem auxiliar os manifestantes e as pessoas, em geral, a se protegerem contra o rastreamento do Estado.

Lembre-se: no canal de trades do BeInCrypto no Telegram, você encontra os melhores sinais de cripto. Clique aqui para entrar, é gratuito!

Bitcoin dificulta o rastreamento do dinheiro

A comunidade cripto já está bem acostumada com as vantagens que o Bitcoin possui em relação aos ativos tradicionais.

Aliás, para quem ainda não está familiarizado com as criptomoedas, vale conferir o Guia Completo de Como Comprar Bitcoin em 2020.

De todo modo, vale ressaltar: o Bitcoin é uma criptomoeda que protege a privacidade financeira dos seus usuários.

Assim, embora as transações de BTC sejam registradas na rede blockchain, elas não possuem uma identidade que permita às autoridades conhecer as partes envolvidas numa transação.

Por isso, é recomendável que as pessoas e os negócios que queiram aumentar a privacidade financeira utilizem o Bitcoin como meio de transação.

Embora ainda seja difícil utilizar o Bitcoin como único meio de pagamento, cada vez mais empresas aceitam a criptomoeda. Nesse caso, acompanhar o “crypto twitter” é importante para se manter informado sobre o assunto.

Blockchain contra a “supervisão” do Estado

O Blockchain é a tecnologia que pode ser utilizada como base para a criação de registros, criptomoedas, contratos inteligentes e outras ferramentas.

Desse modo, o Blockchain é orientado por 4 princípios:

  • Descentralização das informações
  • Mecanismo de consenso para validar dados da plataforma
  • Proof-of-work como forma de verificação dos dados e incentivo aos mineradores
  • Criptografia

Porém, na prática, como o Blockchain pode ser utilizado contra o rastreamento de dados pelo Estado?

Simples: ao redor do mundo, os países com maior tendência autoritária, como a Turquia, tentam proibir serviços que são baseados em Blockchain. Assim acontece porque esses serviços permitem o anonimato.

Logo, comunicações e informações trocadas em plataformas baseadas em Blockchain não podem ser censuradas. Isso é de grande valia para quem quer se proteger contra uma possível ação autoritária do Estado.

Finalmente, é possível dizer que esse assunto é complexo e delicado; por isso, é importante se inteirar sobre o tema, a fim de não cometer ilegalidades.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Nicolas se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná e é pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais. Atualmente, cursa Jornalismo na FAPCOM. Escreve sobre economia, política e história há alguns anos. Em 2017, após entrar em contato com a tecnologia blockchain, se entusiasmou com o seu potencial e passou a estudar as aplicações da tecnologia aos diversos setores da economia. Seu foco está em discutir as melhores maneiras de alavancar o desenvolvimento nacional através do uso do blockchain e das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá