A economia mundial sofreu um colapso na semana passada, que viu quase todos os ativos caírem. Vejamos quais foram os mais afetados.

O medo do coronavírus infectou toda a economia global, transformando-a em uma histeria diferente de tudo que já vimos antes. A demanda deprimida, associada a restrições estritas de viagens, pode induzir uma recessão, uma vez que o sistema financeiro dos EUA entra oficialmente em um mercado de baixa.

Então, quais foram as classes de ativos mais atingidas durante essa semana tumultuada? Vamos investigar.

Os Maiores Perdedores

Bitcoin lidera o mercado de perdas

Primeiro, temos que falar sobre o elefante na sala: Bitcoin. Além de um pequeno número de ações, o Bitcoin tem sido o principal ativo de pior desempenho em todos os mercados. Há uma semana, o Bitcoin estava sendo negociado por cerca de US $ 9.000, mas caiu para US $ 5.000 no momento em que este artigo foi escrito. É uma queda de cerca de 42% em apenas um período de uma semana – algo como um recorde no mercado de criptomoedas.

Isso aconteceu muito para a decepção daqueles que mantiveram o Bitcoin como uma possível reserva de valor em tempos de crise. Infelizmente, ele encabeça nossa lista para a classe de ativos mais atingidos durante a histórica queda do mercado global da semana passada.

O Ethereum, no entanto, viu perdas igualmente chocantes . A principal plataforma de contratos inteligentes perdeu 44% em um único dia. Ainda assim, teve um desempenho melhor na semana do que o Bitcoin e caiu 38% na semana. No total, o mercado de criptomoedas sofreu perdas catastróficas e recorde na semana passada.

Linhas de cruzeiro

Parte do motivo do declínio se deve ao colapso da indústria de viagens, que sofreu um golpe drástico nos mercados financeiros. No total, os gigantes das viagens e seus produtores industriais sofreram quedas drásticas devido à depreciação da demanda global. Empresas relacionadas a cruzeiros, em particular, foram duramente atingidas.

Vamos colocar esses números inacreditáveis ​​em perspectiva. A Norwegian Cruise Line Holdings teve perdas de 52,9% apenas em 12 de março. Tecnicamente, ele encabeça toda a nossa lista das piores perdas de qualquer instrumento financeiro. Ao longo de 2020, caiu 83,5%, tornando-se o pior investimento do ano até agora.

No entanto, a Norwegian Cruise Line Holdings não está sozinha. A Royal Caribbean Cruises também registrou quedas maciças, com as negociações despejando suas ações 41,4% em 12 de março.

Os cruzeiros tiveram que interromper suas atividades comerciais devido à pandemia de coronavírus. Os navios de cruzeiro são muito parecidos com as ‘placas de Petri flutuantes’, que permitem a propagação fácil da doença. A raiva do público apenas intensificou essas perdas para a indústria de viagens.

Continua a guerra dos preços do petróleo

A Rússia e a Arábia Saudita decidiram cinicamente flexionar seus músculos geopolíticos iniciando uma guerra de preços em meio à pandemia de coronavírus. A Arábia Saudita está inundando o mercado de petróleo, em um esforço para destruir seus concorrentes. O resultado foi um colapso dos preços do petróleo que não se vê há décadas.

Atualmente, o petróleo Brent está sendo negociado a cerca de US $ 36 por barril, uma queda de 24% na semana. É a maior queda semanal desde dezembro de 2008 . [Economic Times] Se o coronavírus não estivesse acontecendo, isso seria notícia de primeira página, mas se tornou um mero pano de fundo em meio à turbulência.

Especialistas temem que o preço caia ainda mais para US $ 20 o barril se um acordo entre os países da OPEP + não for alcançado. A partir de agora, a guerra de preços do petróleo deve continuar por meses.

Metais preciosos são atingidos

Os metais sofreram um sério golpe na semana passada em meio à crise do mercado. Parece que nada foi poupado, nem mesmo ouro.

O ouro caiu 8,67% na semana; a prata também caiu 16,09% para a semana. A platina viu perdas semelhantes à prata.

O ouro é geralmente considerado um refúgio seguro durante os períodos de calamidade econômica, mas caiu junto com o resto do mercado na semana passada. No entanto, alguns bugs no ouro sustentam que ele aumentará assim que as coisas esfriarem e um recessão estiver garantida como em 2008. Essa previsão permanece incerta.

Paládio lidera todas as mercadorias industriais em perdas

O paládio é um elemento químico, um metal raro e branco-prateado que é frequentemente usado em vários produtos industriais. Conversores catalíticos em automóveis, por exemplo, precisam de paládio.

O fato de o paládio ter uma oferta limitada tornou um investimento atraente para os compradores de commodities. No entanto, teve um desempenho excepcionalmente ruim na semana passada – tão mal que leva todas as mercadorias relacionadas à indústria a perdas.

O paládio perdeu cerca de 33,98% de seu valor na semana passada, em um declínio impressionante. Em comparação, outras commodities industriais populares, como zinco, estanho ou alumínio, perderam 3-5% em valor.

Declínio global do mercado de ações

No geral, os índices do mercado de ações globais mostraram uma queda drástica na semana passada. Obviamente, a Itália foi a primeiro- seu FTSE MIB caiu cerca de 23,92% durante a semana e atualmente está com 36,36% no mês no momento da redação deste documento.

No Brasil, no momento da escrita desse artigo, já acumulamos 29% de queda no IBOV mensal.

Não fica muito atrás o ATX da Áustria, o WIG da Polônia e o Euronext BEL 20 da Bélgica, que ficaram acima de 20% . Os mercados de ações da Europa, portanto, lideraram o mundo em perdas na semana passada, à medida que se tornam o novo epicentro da pandemia de coronavírus.

O Dow Jones nos Estados Unidos, no entanto, não está muito atrás. Ele caiu quase 16% na semana após uma força de compra surpresa na sexta-feira. No entanto, muitos estão argumentando que é um salto de gato morto com mais perdas a seguir à medida que a situação do coronavírus se agrava.

As perdas para o Dow Jones estavam sendo lideradas pela Boeing, que viu um declínio de 18% . Isso ocorreu depois que surgiram notícias da empresa que exigia uma linha de crédito extra de US $ 13,8 bilhões. Foi a maior queda para a Boeing desde 1973 . [Yahoo Finanças]

Os Vencedores

Obviamente, não houve muitos vencedores do mercado na semana passada. No entanto, investigando profundamente os dados, haviam alguns refúgios inesperados que se mostraram resistentes, apesar da calamidade global.

Gás Natural

Em meio à guerra de preços do petróleo, o gás natural subiu 8,11% na semana passada. No entanto, o gás natural ainda representa uma pequena fração de todo o mercado de energia. Também se provou relativamente independente do petróleo, um desenvolvimento um tanto novo que só começou a se manifestar na última década.

O gás natural foi a única mercadoria baseada em energia no verde durante toda a semana. No entanto, ainda caiu 30,44% no ano, portanto, nem todas as boas notícias são para a ‘revolução do gás natural’ liderada pelos Estados Unidos.

Chá

Sim, você leu certo – o chá foi um grande vencedor na semana passada e subiu 8,19% na semana.

O chá, no entanto, não é um ativo que aprecia rapidamente, por qualquer meio. De fato, tende a oscilar entre uma banda esperada, o que ocorre desde 2008. Desde que se tornou amplamente comercializado como uma mercadoria, no entanto, houve alguns ganhos. É um vencedor inesperado em meio à calamidade econômica do coronavírus e parece estar “fazendo suas próprias coisas”.

Ródio

O ródio é o azarão do mercado de commodities e parece ainda estar apresentando ganhos consistentes. O ródio registrou 220% em ganhos em 2019. O impressionante momento otimista continua em 2020, independentemente do resto da economia global. Isso é impressionante.

O ródio aumentou mais de 13% na semana passada, em meio à crise do mercado.

O ródio está sendo cada vez mais utilizado na produção de veículos elétricos e outros produtos de alta tecnologia. Portanto, é muito escasso e tem alta demanda, o que elevou seu preço cada vez mais. Para comparação, o ródio estava sendo negociado por US $ 7.000 por onça no início do ano e agora está sendo negociado por impressionantes US $ 13.800.

O Medo no Mercado Permanece em Altas Históricas

Os mercados agora têm mais uma semana pela frente. Ainda não se sabe se essas perdas se intensificarão, mas a perspectiva global parece sombria. A demanda deprimida pode paralisar economias inteiras, à medida que continuam as restrições econômicas e de viagens para conter o coronavírus.

A situação do ‘estado de emergência’ nos Estados Unidos provavelmente também não inspirará muita confiança nos mercados. É por isso que muitos traders estão simplesmente sentados à margem e esperando com dinheiro na conta.

Os índices de volatilidade explodem

O maior ganhador, de longe, se estivermos olhando para números puros é o S&P VIX. Obviamente, você não pode investir no VIX – é apenas um índice de volatilidade. No entanto, é um bom indicador a seguir quando os mercados ficam descontrolados e está subindo a uma taxa excepcionalmente rápida. Durante a semana, o S&P VIX aumentou 21,36% e registrou um aumento de quase 50% no mês passado. É claro que os investidores estão se sentindo desconfortáveis.

Uma situação semelhante o Japão está se desdobrando: o Índice de Volatilidade Nikkei aumentou impressionantes 83,40% apenas na semana passada. Também aumentou 219% no mês passado. Esses tipos de números significam que os investidores e traders japoneses esperam ver mais sangue nas próximas semanas.

Uma previsão sombria

No geral, a previsão financeira é sombria e totalmente incerta. Precisávamos de notícias fortes ​​para mudar isso, nada menos que uma vacina ou uma redução drástica nos casos de coronavírus. O pior de tudo, no entanto, é que essa pandemia está expondo algumas das partes mais fracas do nosso sistema financeiro, que ficou ainda mais fora de controle.

No momento da redação, o índice de Medo e Ganância para todo o mercado de criptomoedas permanece em um recorde “1”, que é histórico. Nessa situação estranha, o mercado de criptomoedas parece estar um indicador do medo que domina o mundo inteiro – e, a partir de agora, não mostra sinais de diminuir.

Os traders e investidores são aconselhados a ser extremamente cautelosos.

Para manter-se informado, tendo a sua disposição conteúdo constante e de qualidade, não deixe de acompanhar nosso site. Aproveite e faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter.