Ethereum 2.0: falha que zera ETH de validadores e gera efeito ‘YAM’ na nova rede

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Quem testava a Ethereum 2.0 viu seus ETH fictícios irem a zero

  • Falha foi relatada logo antes de correção de preço do ETH

  • Sucesso da testnet é essencial para lançamento da rede ainda em 2020

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

A comunidade Ethereum testa desde o começo de agosto a nova rede da criptomoeda. A versão de testes (testnet) Medalla é crucial para o lançamento da Ethereum 2.0 ainda em 2020. No entanto, a plataforma já apresentou seus primeiros problemas.



Usuários começaram a reclamar que a rede continha uma falha após o ETH romper para próximo de US$ 440. Logo em seguida, o preço sofreu correção, mas já volta a subir para o mesmo patamar na tarde desta segunda-feira (17).

Tudo aconteceu na última sexta-feira (14), quando um testador compartilhou no Reddit uma imagem que ilustrava o problema.



A questão girava em torno de um aparente erro que levava a zero a participação dos validadores na rede. Essa métrica é uma das mais importantes para uma blockchain, já que designa a confiabilidade da rede.

O que está acontecendo com o testnet Medalla? Validadores perdendo todo o ETH.

O usuário faz referência às recompensas da rede. Em troca da validação das transações, os validadores recebem ETH. As criptomoedas são distribuídas de acordo com a quantidade do ativo que eles possuem na carteira.

Ao contrário do que ocorre atualmente, portanto, a divisão não depende de processamento entregue à rede. Segundo o gráfico compartilhado, a rede de teste da Ethereum 2.0 levou a participação de validadores de cerca de 80% para zero.

Participe da nossa Comunidade de Trading no Telegram para acessar sinais exclusivos de negociação, conteúdo educacional, discussões e análises de projetos!

Falha em software da Ethereum 2.0

Mais tarde, ficou claro o motivo do problema. A falha estaria relacionada ao Prysm, o software que roda a testnet do Ethereum.

Segundo o desenvolvedor Preston Van Loon, a falha estava em uma configuração errada de data e hora dos sistemas. Por algum motivo, ele foi ajustado para 4 horas no futuro. Como consequência, o software não teria confundido os dados entregues pela rede.

Aproximadamente às 17:30 UTC, @terencechain observou que seu relógio foi ajustado para 4 horas no futuro. Pouco depois, nossos pagers começaram a tocar e, em seguida, relatos de usuários começaram a surgir no Discord. Algo estava realmente errado. Na rede de teste Medalla, a participação do validador despencou mais rápido do que a YAM. De 75% a quase 5% ou menos. Foi momento de trabalho duro para a equipe do @prylabs.

A correção foi, desde então, liberada ao testadores. No entanto, os desenvolvedores ainda investigam as causas do problema.

Acesse o grupo de sinais gratuito do BIC e concorra

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Desde 2013, colaboro regularmente com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das criptomoedas principalmente na cobertura de ataques cibernéticos e golpes no Brasil. Atualmente, faço mestrado em Comunicação Científica na Universidade de Granada, na Espanha. Escrevo para o BeInCrypto desde abril de 2020.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá