Apesar da queda acentuada no início de setembro, o movimento de preço da Ethereum (ETH) ainda está intacto. No entanto, uma queda de curto prazo pode ocorrer antes que o preço retome seu movimento de alta de longo prazo.

Indicadores de longo prazo

O trader de criptomoeda @Iamcryptowolf postou um gráfico da ETH observando que a leitura da média móvel (MA) do ano passado é assustadoramente semelhante ao do BTC durante 2015, antes da enorme corrida de touros que levou à eventual alta de todos os tempos.

Fonte: Twitter

A cruz positiva no estocástico semanal ocorreu três vezes até agora (denotada pelas setas azuis):

  • janeiro de 2017
  • março de 2019
  • março de 2020

Todas as três ocorrências levaram a um movimento ascendente, mas a extensão e o comprimento do movimento ascendente diferiram. Embora tenha durado apenas alguns meses em 2019, a mudança para 2017 durou mais de um ano, e a mudança para 2020 ainda está em andamento.

As leituras do MACD e RSI são semelhantes nos cruzamentos de 2017 e 2020 (setas verdes), ao passo que diferem no de 2019 (vermelho). Isso torna mais provável que os cruzamentos de 2017 e 2020 fossem mais semelhantes entre si do que os de 2019 e dá suporte para a possibilidade de um movimento ascendente sustentado.

Gráfico da ETH pelo TradingView

Um olhar mais atento sobre o movimento deste ano revela que a estrutura de alta ainda está intacta. O preço segue uma linha de suporte ascendente desde março, que ainda está intacta. Além disso, a ETH ultrapassou a área de resistência horizontal de $ 315 e a validou como suporte posteriormente.

No entanto, o preço foi rejeitado pelo nível de 0,5 de Fibo do movimento descendente anterior, criando uma sombra superior longa. Se o preço romper acima deste nível, as próximas áreas de resistência seriam encontradas em $ 545 e $ 690.

Gráfico da ETH pelo TradingView

Rejeição atual da ETH

Um olhar mais atento no gráfico diário revela que a ETH foi rejeitada pela área de $ 390, que é o nível de suporte anterior agora transformado em resistência e entre os níveis de 0,382 e 0,5 Fib de toda a queda anterior.

O nível já rejeitou o preço uma vez. Até a ETH rormper com sucesso acima deste nível, é mais provável que a recente alta desde as mínimas de 5 de setembro seja uma correção, em vez do início de um novo movimento ascendente.

Gráfico da ETH pelo TradingView

A rejeição seria confirmada por uma quebra da linha de suporte ascendente de curto prazo, que está em vigor desde as mínimas anteriores. Isso provavelmente causaria uma queda de preço em direção ao suporte da sombra menor em $ 325.

Gráfico da ETH pelo TradingView

ETH / BTC

O par ETH / BTC tem leituras de indicadores técnicos muito semelhantes no período de tempo semanal. O oscilador estocástico já fez uma cruz positiva e o MACD está subindo. Embora o RSI esteja sobrevendido, ele ainda não formou nenhuma divergência de baixa.

No momento em que este artigo foi escrito, o preço estava sendo negociado entre suporte e resistência em ฿ 0,0325 e ฿ 0,040, respectivamente, tendo validado o primeiro como suporte várias vezes.