Ex-conselheiro da Ripple deve chefiar principal regulador bancário dos EUA

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Michael Barr deve ser anunciado como novo chefe do OCC, órgão que regula atividade bancária nos EUA.

  • Barr foi do conselho da Ripple no passado.

  • Nome é visto como mais um do governo Biden que seria a favor das criptomoedas.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Nome apontado para assumir órgão que regula atividade bancária nos EUA foi do conselho da Ripple e seria a favor das criptomoedas.



O principal órgão regulatório do setor bancário dos Estados Unidos deverá ter como chefe um ex-conselheiro da Ripple. Michael Barr, que já sentou na mesa do conselho da empresa dona da XRP, ocupará a principal cadeira do Gabinete de Controladoria da Moeda (OCC), segundo o Wall Street Journal.

De acordo com o jornal, Barr seria o sucessor de Brian Brooks, que ocupou cargo na exchange Coinbase antes de assumir na OCC durante a administração Trump. O possível novo ocupante do cargo entrou no conselho da Ripple 2015.



Na época, ele disse que estava animado em ajudar uma empresa que resolveria um sistema global de pagamentos que estaria desatualizado. Não se sabe, no entanto, o motivo que teria levado Barr a deixar o cargo de conselheiro da Ripple.

Antes, Barr havia sido Secretário Adjunto do Tesouro dos EUA durante o governo Obama. Ele estava na equipe que trabalhou na regulamentação financeira do setor bancário após a crise de do subprime em 2008.

Governo Biden pinta cenário positivo para criptomoedas, mas nem tanto para a XRP

O governo Biden vem dando pistas de que pode não prejudicar o mercado de criptomoedas. O OCC, órgão que supervisiona o trabalho dos bancos, recentemente deu sinal verde para as stablecoins nos EUA. A Ripple, vale lembrar, quer se posicionar como uma plataforma para emissão de Moedas Digitais de Bancos Centrais (CBDC).

Além disso, o OCC é subordinado ao Tesouro, cuja secretária Janet Yellen é vista como favorável às criptomoedas. O mesmo se fala de Gary Gensler, já nomeado novo presidente da SEC. 

No entanto, apesar de supostamente apoiador do mercado cripto, ele poderia representar um possível entrave para a Ripple. de escapar do processo iniciado pelo regulador do mercado de capitais. Isso porque Gensler apoiaria um possível ETF do Bitcoin. Por outro lado, no passado, ele já chegou a dizer que a XRP seria um valor mobiliário.

Ainda assim, o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, aposta suas fichas em uma visão positiva da nova administração para evitar o fim da XRP. O executivo deu boas-vindas a Gensler pouco antes de Jed McCaleb, cofundador da Ripple, despejar mais alguns milhões de XRP no mercado.

No fechamento da matéria, a criptomoeda era negociada em exchanges por pouco menos de US$ 0,29, segundo dados do Coingecko.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Desde 2013, colaboro regularmente com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das criptomoedas principalmente na cobertura de ataques cibernéticos e golpes no Brasil. Atualmente, faço mestrado em Comunicação Científica na Universidade de Granada, na Espanha. Escrevo para o BeInCrypto desde abril de 2020.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá