Em meio ao confuso momento vivido pelo mercado global a exchange XDEX encerrará suas atividades devido ao acirramento do mercado e baixa projeção.
A exchange brasileira comunicou na manhã de hoje, 31/03/2020, o encerramento das suas atividades. Segundo o comunicado, a empresa tomou essa decisão com base na projeção do mercado, competição e poucos avanços regulatórios. Esses motivos diminuíram as oportunidades encontradas no início do projeto pela empresa.
Esta é a quarta empresa focada na negociação de bitcoin que encerra as atividades em 2020, antes dela, as empresas Latoex, Acesso Bitcoin e OmniTrade também anunciaram o fim de suas atividades.
Exchange brasileira com taxa zero
A exchange XDEX foi fruto de uma parceria entre os sócios da XP Investimentos e da General Atlantic, e o seu grande diferencial era oferecer taxa zero para negociações de bitcoin. A exchange tinha planos grandes, atingir 1 milhão de clientes em doze meses e se tornar a maior exchange do Brasil.
XP Investimentos Foi Acusada de Fraude nos EUA
No início de 2020 o escritório de advocacia Block & Leviton acusaram a XP Investimentos de fraude. Segundo eles, existem discrepâncias significativas entre as auditorias internas da XP e as demonstrações financeiras que a empresa forneceu aos investidores em seu prospecto de abertura de capital.
A XP se defendeu dizendo que esse procedimento é comum nos EUA, escritórios de advocacia visam ingressar com ações coletivas para tentar buscar acordos financeiros, além disso, a empresa informou que o autor da denúncia teria posições vendidas de ações da empresa.
Acontece que, menos de 3 meses depois, uma consultoria de investimentos publicou um relatório levantando sérias dúvidas sobre a precisão dos dados financeiros fornecidos pela XP.
Segundo eles, a discrepância no fluxo de caixa anual das operações da XP chegariam a R$ 167 milhões, há também práticas contábeis irregulares que aumentariam o ágio dedutível dos impostos em 200%.
A XP Investimentos se posicionou e questionou vários pontos apresentados nos relatórios. O fundador e CEO da empresa rejeitou as acusações e salientou como o relatório foi realizado por um investidor, e não por uma empresa de análise.
O Triste Fim da XDEX
Após testar o mercado brasileiro no último ano e enfrentar os 3 primeiros e assombrosos meses de 2020, a XDEX não irá sobreviver. A exchange atuou no mercado brasileiro por 17 meses e passou por alguns desafios. A exchange cita a não regulação do mercado de criptos como um desses desafios.
Em um comunicado veiculado em seu site, a exchange informa que está encerrando suas atividades e informa que todas as obrigações contratuais serão cumpridas.
Os clientes da exchange deverão encerrar suas posições em criptomoedasSe você é novo no universo das moedas virtuais, este guia é para você. Vamos te ensinar tudo sobre criptomoedas.... More e retirar integralmente seus saldos em reais dentro dos próximos 30 dias.
Caso os clientes não realizem as vendas dos ativos a exchange irá fazê-lo e depositará o valor obtido na conta bancária cadastrada na plataforma XDEX.
A empresa finaliza o comunicado informando que seus canais de atendimento estarão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, por meio do seu website, plataforma web, aplicativo e telefone para que os seus clientes possam esclarecer qualquer dúvida.
Para manter-se informado, tendo a sua disposição conteúdo constante e de qualidade, não deixe de acompanhar nosso site. Aproveite e faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter.