Ver mais

Exchange entra com pedido para listar ETF de Bitcoin da VanEck na bolsa dos EUA

2 mins
Atualizado por Caio Nascimento

EM RESUMO

  • Empresa solicita à SEC a listagem do fundo de Bitcoin da VanEck como um ETF na bolsa americana.
  • Todos os pedidos de ETFs de Bitcoin foram rejeitados no passado.
  • Novo pedido aposta em momento mais favorável ao Bitcoin e na recente aprovação de ETFs no Canadá.
  • promo

Um ETF de Bitcoin nos Estados Unidos pode enfim estar a caminho após novo pedido junto à SEC.

A exchange de derivativos Cboe Global Markets entrou na última segunda-feira (1) com um pedido para listar o primeiro Exchange-Traded Fund (ETF) de Bitcoin na bolsa dos Estados Unidos.

A proposta, apresentada junta à Securities and Exchange Comission (SEC), órgão dos Estados Unidos equivalente à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), quer levar o fundo de BTC da VanEck para a bolsa americana.

O pedido representa mais uma tentativa de obter aprovação da SEC para um ETF de Bitcoin. Em 2020, a própria VanEck tentou conseguir a liberação dos reguladores americanos para permitir a venda de ações do fundo na bolsa. No entanto, essa tentativa, assim como todas as outras, recebeu resposta negativa da SEC.

bitcoin etf

Dessa vez, entretanto, o pedido tem a seu favor a recente aprovação dos primeiros ETFs de Bitcoin do mundo, ambos no Canadá. Um deles, da gestora Purpose Investments, fez sucesso logo nos primeiros dias e conseguiu vender ações equivalentes a mais de 10.000 bitcoins em pouco mais de uma semana.

Além disso, a nova tentativa busca aproveitar o bom momento do Bitcoin entre investidores institucionais. Além da Microstrategy, que voltou a comprar BTC, tudo indica que o apetite de fundos familiares e outros investidores continuam comprando a criptomoeda.

Um ETF de Bitcoin nos EUA, dessa maneira, poderia ter alta demanda desde o lançamento caso seja aprovado. Ao mesmo tempo, portanto, o ETF poderia acelerar a adoção da criptomoeda em um momento de virada. Para analistas do Citi, o Bitcoin está em um ponto crucial em que pode ou falhar ou se tornar a prncipal moeda global.

Espera por possível aprovação de ETF de Bitcoin pode ser longa

Apesar do pedido junto à SEC, o prazo de resposta dos reguladores ainda não começou. Isso porque o período de análise começa apenas quando os reguladores sinalizarem que estão começando a analisar o caso. A partir daí, a SEC tem 45 dias para negar ou aprovar o pedido, ou solicitar uma prorrogação.

Dessa maneira, o prazo mínimo para uma eventual aprovação do primeiro ETF dos EUA seria em meados de abril. No entanto, a SEC tem direito de requerer sucessivas prorrogações que poderiam chegar a até 240 dias. Nesse sentido, a resposta sobre o ETF da VanEck na bolsa poderia vir apenas em novembro.

Trusted

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.

d5d468215717a9856e67059bb80b21e2?s=120&d=mm&r=g
Paulo Alves
Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Colaborei entre 2013 e 2021 com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das...
READ FULL BIO
Patrocinados
Patrocinados