Exchanges Devem Parar de Oferecer Margem Alavancada de Negociação em Altcoins Ilíquidos [Opinião]

Compartilhar Artigo

O recente colapso de preços da MATIC ilustra que a Binance está brincando com fogo, oferecendo negociação de margem para altcoins. Esses tipos de colapso de preços manipulados prejudicam o setor e fazem com que pareça uma piada para quem está de fora.



Esse é um artigo traduzido do original em inglês.

Em agosto, o mundo das criptomoedas sofreu um alerta. No Poloniex, o CLAMS colapsou em -80% em apenas 45 minutos e levou a 1.800 BTC (US $ 20 milhões) em liquidações. A história foi notável. Um altcoin obscuro com um volume de negociação de cerca de US $ 10 milhões na época custou US $ 20 milhões em danos.



Isso deixou muitos na indústria de criptomoedas coçando a cabeça. Por que a Poloniex estava permitindo a negociação de margem em um altcoin como o CLAMS?

A última chamada de despertar aparentemente não foi suficiente

Observando o recente colapso dos preços da Matic, emperimentamos o déjà vu, mais uma vez.

Em setembro, a Binance adicionou Matic à sua plataforma de negociação de margens. Aqui começou o problema que entrou em espiral no fiasco embaraçoso de ontem, que teve perdas de -70% em apenas uma hora.

Segundo relatos recentes, cerca de 1.1B Matic estava à venda à medida que o a queda se acelerava. Indiscutivelmente, isso indica que o acidente foi, de fato, orquestrado por uma entidade. Um impressionante 44% da capitalização de mercado total dessa criptomoeda estava à venda no livro de ofertas.

https://twitter.com/mastermind_cam/status/1204217578937364480?s=21

A estratégia para obter lucro neste mercado de cassinos é muito simples para as baleias: basta negociar com margem e depois despejar todas as suas participações para forçar uma liquidação em cascata. Quanto mais suprimento circulante você controla, mais fácil é. É uma maneira certa de obter lucro, dado o quão negociado é a margem quebrada para muitas altcoins.

Para colocar as coisas em perspectiva, uma ação de preço semelhante no Bitcoin faria com que caísse para US $ 2.500 em apenas 30 minutos.

Reação em cadeia

As perdas em cascata na Matic provocaram os bots em Binance, o que causou o colapso de muitas outras altcoins. Harmony (ONE), Ravencoin (RVN), Elrond (ERD) e muitos outros também sofreram pesadas perdas, apesar de não terem nada a ver com Matic.

Quando a música parou, todo o mercado sofreu com a manipulação de uma criptomoeda e seu volume de negociação ridiculamente inflado. Mesmo agora, Matic absurdamente tem um volume de negócios de US $ 358M com uma capitalização de mercado de apenas US $ 52M no momento em que este foi escrito.

Chegou a hora das exchanges, como a Binance, assumirem responsabilidade

Então, que lições podemos aprender com toda essa provação?

Em primeiro lugar, a Binance não tem negócios oferecendo margem de negociação em altcoins de baixa capitalização de mercado. Eles carecem de maturidade de mercado para serem negociados com margem e geralmente são mantidos nas mãos de algumas entidades – como foi o caso da Matic.

Em segundo lugar, a Binance deve parar de culpar ‘as baleias’ ou ‘grandes comerciantes em pânico’ por explorar algo que eles criaram pelo design. Se você der a grandes entidades a estrutura e a oportunidade de manipular o preço a extremos, elas podem realmente ser responsabilizadas por explorá-lo? O problema está na Binance, oferecendo essas altcoins na negociação de margem, para começar.

Em terceiro lugar, a Binance deve considerar fortemente oferecer apenas negociação de margem para as três principais criptomoedas (Bitcoin, Ethereum e Ripple). No mínimo, ela não tem negócios oferecendo alavancagem de 5x para altcoins menores.

No momento, a Binance oferece uma grande variedade de altcoins para negociação de margens: Ravencoin (RVN), Cosmos (ATOM), QTUM, Ontologia (ONT), Chainlink (LINK) e muito mais. Outras bolsas oferecem ainda mais altcoins com menores capitalizações de mercado para negociação de margem. A questão é: qual será o próximo dominó a cair?


Imagens cortesia de Binance, Twitter, Shutterstock.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Lucas é formado em administração com foco em empresas. Iniciou sua carreira como analista de investimentos para bancos focados no segmento. Após adquirir experiência, em 2015 fundou sua própria startup, focada em gerar tecnologias de segurança para transações financeiras. Concomitantemente, desenvolve seu trabalho e conhecimento financeiro atuando no BeInCrypto, através de análises do setor financeiro de criptomoedas e novas avaliações de novas tecnologias Blockchain pelo mundo.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá