Exchanges se revoltam contra mudança no CoinMarketCap

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • O CoinMarketCap é um site popular que reúne informações sobre criptomoedas e Exchanges

  • Recentemente, o site foi adquirido pela Binance e inaugurou o seu ranking de Exchanges

  • Porém, grandes Exchanges foram "rebaixadas" no ranking após uma atualização, o que causou revolta das empresas afetadas

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Exchanges se revoltam contra mudança no CoinMarketCap, site de dados sobre o mercado das criptomoedas. Assim, recém-adquirido pela Binance, o site realizou alterações no seu algoritmo de ranqueamento das Exchanges. Mudança colocou grandes nomes no fim da lista, gerando bastante revolta.



O CoinMarketCap é um site muito conhecido e utilizado pela comunidade cripto.

Dessa maneira, a sua homepage é a página “padrão” para a verificação de estatísticas atualizadas sobre as criptomoedas mais populares.



Porém, a página foi recentemente adquirida pela Binance, que alterou o algoritmo que realiza o ranking das Exchanges. De maneira interessante, a Binance passou a figurar na primeira posição da lista.

Agora, o algoritmo do ranking foi atualizado novamente, o que jogou diversas Exchanges concorrentes para o fim do ranking.

Contudo, será que a mudança do algoritmo é justificada?

Exchanges se revoltam contra mudança no CoinMarketCap

O CoinMarketCap é uma referência de informações no universo das criptomoedas:

Ranking de Exchanges do CoinMarketCap

Porém, após a sua compra pela Binance, uma alteração significativa foi realizada no ranking: a eliminação de um fator que prevenia as Exchanges de inflarem o seu valor de mercado.

Assim, após a compra do site e a mudança, a Binance pulou da 15.º para a primeira posição. A manobra, é claro, gerou suspeitas e críticas na comunidade cripto.

Web Traffic Factor

Um questionamento importante diz respeito ao principal critério de ranqueamento das Corretoras de criptomoedas: o Web Traffic Factor ou “Fator de Tráfego da Web”.

Segundo o site, o Web Traffic Factor consiste no seguinte:

CoinMarketCap provides a Web Traffic Factor of exchanges by referencing data from multiple web traffic solutions and provides a summary score of 0 to 1000. The higher the score, the better.

Numa tradução livre, a explicação é dada da seguinte maneira:

O CoinMarketCap fornece um fator de tráfego da Web para trocas referenciando dados de várias soluções de tráfego da Web e fornece uma pontuação resumida de 0 a 1000. Quanto maior a pontuação, melhor.

A falta de transparência do sistema gera críticas desde a sua implementação.

Algoritmo muda novamente e Deribit ironiza

Agora, uma nova mudança no algoritmo que lista as Corretoras fez com que nomes importantes do mercado caíssem no ranking.

No entanto, a Deribit não aceitou a queda calada:

No Tweet, a Deribit “parabeniza” o site por ocupar a 179.ª posição, com um score de liquidez igual a zero, enquanto Exchanges desconhecidas subiram na lista.

Porém, a mudança não alcançou apenas a Deribit. A BitMEX e a Bybit, Exchanges conhecidas, também foram afetadas:

Em sua defesa, o CoinMarketCap alegou que o ranking atual serve apenas para o mercado “spot”, sendo que opções e derivativos serão incluídos num ranking futuro.

Contudo, vale questionar: é possível acreditar na imparcialidade do ranking da CoinMarketCap?

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Nicolas se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná e é pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais. Atualmente, cursa Jornalismo na FAPCOM. Escreve sobre economia, política e história há alguns anos. Em 2017, após entrar em contato com a tecnologia blockchain, se entusiasmou com o seu potencial e passou a estudar as aplicações da tecnologia aos diversos setores da economia. Seu foco está em discutir as melhores maneiras de alavancar o desenvolvimento nacional através do uso do blockchain e das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá