Executivos da Tether (USDT) enfrentam acusação de fraude bancária nos EUA

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • O Departamento de Justiça dos EUA abriu investigação para saber se os executivos da Tether cometeram fraude bancária.

  • Um possível caso criminal pode ter amplas implicações para o mercado de criptomoedas.

  • Tether enfrenta embate por parte dos reguladores após resolver conflitos no início deste ano.

  • promo

    BIT: 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios. Entrar agora!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) está investigando se os executivos da Tether (USDT) cometeram fraude bancária. Um possível caso criminal pode ter amplas implicações para a indústria de criptomoedas.

Patrocinados



Patrocinados

A investigação do DOJ está se concentrando em eventos que aconteceram anos atrás, quando a Tether ainda estava em desenvolvimento. Os promotores federais estão particularmente interessados em saber se a empresa ocultou dos bancos o fato de que as transações estavam ligadas à criptomoedas.

Recentemente, o DOJ enviou cartas a indivíduos informando que eles se tornaram alvos da investigação, segundo um dos investigados. Estas notificações, em particular, indicam que uma decisão pode ser tomada em breve sobre o ingresso ou não da ação.

Patrocinados



Patrocinados

Potencial precedente

Se a investigação resultar em acusações criminais, pode abrir uma espécie de precedente na abordagem monetária dos EUA. Isso se deve à influência da Tether (USDT) como a stablecoin mais popular do mercado. Atualmente, cerca de US$ 62 bilhões em USDT estão em circulação, sustentando mais da metade de todas as negociações de Bitcoin (BTC).

“A Tether mantém um diálogo aberto rotineiro com as agências de aplicação da lei, incluindo o DOJ, como parte de nosso compromisso com a cooperação e transparência”, disse a empresa em comunicado.

Perseguição às stablecoins

O anúncio sobre a investigação ocorre em meio a uma onda de perseguição dos reguladores em relação às stablecoins. O Departamento do Tesouro dos EUA e o Federal Reserve acreditam que o USDT pode ocultar as transações vinculadas à lavagem de dinheiro. Eles também estão preocupados que os tokens possam ameaçar a estabilidade financeira.

Isso ocorre porque o Tether e outras stablecoins são lastreadas em moedas fiduciárias, geralmente o dólar americano, seja por meio de dinheiro real ou de ativos. Há preocupações de que muitos comerciantes que vendem estas moedas de uma só vez possam levar a uma corrida aos ativos colaterais. De acordo com a Fitch Ratings, isso poderia desestabilizar os mercados de crédito de curto prazo.

Embora na semana passada a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, tenha dito que o Tether deveria ser regulamentado rapidamente, outros reguladores já tomaram medidas em relação a esses ativos. No início deste ano, a Bitfinex e várias afiliadas da Tether concordaram em pagar US$ 18,5 milhões para acertar as reivindicações da Procuradora Geral de Nova York, Letitia James. Ela diz que as empresas esconderam perdas e mentiram que cada token era lastreado por um dólar americano.

Como as empresas não tiveram acesso a bancos em 2017, seria impossível para elas terem reservas. Embora as empresas tenham pago a multa, elas fizeram um acordo sem admitir ou negar as alegações feitas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Patrocinados
Share Article

Nick é professor de habilidades de comunicação oral e especialista em ciência de dados em Budapeste, Hungria, com mestrado em Business Analytics. Ele entrou relativamente tarde no campo da tecnologia de criptomoedas e blockchain, mas está intrigado com seu potencial de uso econômico e político. Ele pode ser descrito como um cético otimista de centro-esquerda.

SEGUIR O AUTOR

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora

BIT. 8 milhões de BITs em prêmios. Três rodadas; Montanhas de prêmios.

Entrar agora