Facebook quer lançar piloto de stablecoin ainda em 2021

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • O Facebook planeja lançar o piloto da Diem, sua stablecoin, ainda em 2021.

  • O projeto da criptomoeda, cujo nome proposto em 2019 era Libra, foi recebido com preocupação por reguladores.

  • O Diem deve ser beneficiado pela enorme rede de usuários do Facebook.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

A ONG suíça Diem Association (antiga Libra Association) planeja lançar um piloto com uma única stablecoin pareada ao dólar ainda em 2021. A associação é responsável pelo Diem, a moeda digital do Facebook.



Segundo a CNBC, o piloto do Facebook deve ter escala pequena e vai focar, no início, em transações entre clientes. Também poderá haver uma opção para que eles comprem bens e serviços. A proposta é bem mais modesta que os planos originais da rede social propostos em 2019.

A proposta original

A proposta de moeda digital original do Facebook foi apresentada em junho de 2019 com o nome Libra. Naquela época, o projeto tinha a ambição de ser uma moeda universal, cujo valor seria ligado a várias moedas nacionais como o dólar e o euro.



Por outro lado, o projeto recebeu forte oposição quase imediatamente. Devido à grande ambição de uma moeda universal e o enorme alcance do Facebook, banqueiros e políticos condenaram o projeto. Eles temiam que a moeda pudesse ameaçar a estabilidade monetária e facilitasse a lavagem de dinheiro.

Eles também se preocupavam se o Facebook iria priorizar a privacidade de seus usuários. Tais questões fizeram com que o projeto perdesse apoiadores de peso como Visa e Mastercard.

Ameaça ao domínio do dólar

Outra dúvida era se o projeto poderia ameaçar o domínio do dólar. A influência do projeto Libra já era sentida dois meses após seu anúncio.

Naquela época, o ex-gerente do Banco da Inglaterra, Mark Carney, propôs uma nova moeda digital que seria lastreada em uma cesta global de produtos, o que poderia minar a posição do dólar como a moeda usada nas reservas mundiais.

A manutenção dessa posição continua sendo, até agora, uma das maiores preocupações para legisladores americanos. Segundo a Bloomberg, o governo Biden está investigando com atenção o desenvolvimento do yuan digital na China.

Eles temem que a nova moeda possa ser usada para evitar sanções e afetar o domínio do dólar. Além disso, o diretor do FED, o banco central dos Estados Unidos, realçou o papel do dólar como motivo pelo qual a agência ainda não ter criado uma versão digital.

O próximo passo do Diem

A Libra foi renomeada como Diem e há conversas com o sistema de regulamentação financeiro da Suíça para assegurar uma licença de pagamentos. Este pode ser o primeiro passo para permitir que a nova moeda possa ser usada em pagamentos.

“Um dos grandes passos em nosso diálogo com reguladores é um lançamento em fases”, explicou o economista chefe do Diem, Christian Catalini. Ele acrescenta que:

“Nós vamos dividir funcionalidades diferentes e usar casos e aplicações em áreas distintas”

Segundo Catalini, os testes devem ocorrer com um número limitado de usuários assim que a permissão dos reguladores for concedida.

Conforme as criptomoedas ganham maior adoção e bancos centrais trabalham para criar suas próprias moedas digitais, o Diem deve se beneficiar do efeito de rede trazido pelos 2,8 bilhões de usuários mensais do Facebook.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Nick is an Oral Communication Skills Professor and Data Science Specialist in Budapest, Hungary with an MSc in Business Analytics. He is a relative latecomer to the field of cryptocurrency and blockchain technology, but is intrigued by its potential economic and political usage. He can best be described as an optimistic center-left skeptic.<a href="mailto:editorinchief@beincrypto.com">Email him!</a>

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá