A Fama do Bitcoin Como Porto Seguro Está Se Popularizando

Compartilhar Artigo

Embora seja possível argumentar de qualquer maneira a designação primária do Bitcoin como moeda digital ou reserva de valor, nos últimos dois anos ele evoluiu muito mais para ‘ouro digital’. De fato, essa narrativa está começando a ser entendida pela grande mídia e se popularizando.



Na Austrália, a principal rede de notícias ABC News se referia ao Bitcoin não apenas como ouro digital, mas como a luz dos problemas financeiros globais atuais, também foi discutido o BTC como um ativo de ‘porto seguro’. Esse é um grande reconhecimento para o espaço de criptomoeda, pois sugere que, se houver um cenário de crise, o Bitcoin pode ser uma alternativa legítima para o armazenamento de riqueza.

Ameaças de recessão e perigosas políticas financeiras de alguns dos maiores bancos do mundo têm muitos investidores e poupadores se sentindo bastante preocupados. O Federal Reserve está ameaçando taxas de juros negativas e o Banco Central Europeu adotou uma  política dovish. Nessas circunstâncias, muitos se voltariam para o ouro – mas com um ouro digital agora em oferta, esse tempo pode ser diferente.



Bitcoin se tornando uma alternativa legítima

A última grande crise financeira de 2008 foi o catalisador da criação do Bitcoin, pois o fracasso do sistema bancário levou as pessoas a procurar uma alternativa. No entanto, nos anos desde a sua criação, o Bitcoin nunca cresceu o suficiente para ser uma alternativa financeira adotada em massa. Também era ainda muito mais uma moeda do que uma reserva de valor durante esse período.

Desde 2017, o Bitcoin emergiu no centro das atenções e se beneficiou de um aumento astronômico no preço de US $ 20.000 no final daquele ano. Isso ajudou a transformar a criptomoeda mais em um ouro digital e uma reserva de valor.

No entanto, é apenas nos últimos anos que o Bitcoin começou a se legitimar como um verdadeiro sistema financeiro alternativo e se normalizar como uma reserva de valor. Enquanto o crescimento do ouro é há muito tempo motivo de incerteza financeira, agora o Bitcoin começa a conquistar os corações e as mentes de uma geração mais jovem .

O próximo grande catalisador

O fato de o Bitcoin nascer de uma crise financeira configura-o bem para se beneficiar de qualquer crise seguinte, se ou quando ela ocorrer. Para que o Bitcoin seja identificado pelos principais serviços de notícias como ouro digital e um recurso viável de porto seguro, sugere-se que existe um momentum suficiente para que o Bitcoin seja destaque em um cenário de recessão global.

Seu valor já está sendo visto em países onde as economias estão em alta. Lugares como Venezuela, Argentina, Hong Kong, Irã e Egito viram picos maciços no comércio de Bitcoin em sites de comércio ponto a ponto, como LocalBitcoins . Essas economias estão com sérios problemas. Suas moedas nativas estão desvalorizando rapidamente, levando cidadãos desesperados a comprar o Bitcoin para manter o valor do seu dinheiro.

Faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter. Assim ficará por dentro das últimas notícias sobre criptomoedas e blockchain acontecendo no Brasil e no mundo.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Julian has had a long interest in financial technology, especially cryptocurrency and blockchain. He studied to be a journalist and then decided to marry his passion for fintech with his skill in writing to report on this ever-changing and rapidly moving space.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá