Presidente do Federal Reserve, Jerome Powell anunciou no domingo que a agência tomaria medidas drásticas para ajudar a entrar em colapso nos mercados financeiros. [CNBC] O anúncio incluiu queda da taxa de fundos do Fed para 0% -0,25% e US $ 700 bilhões em flexibilização quantitativa.

O anúncio não foi uma surpresa, dado o drama nos mercados de ações e Bitcoin. O Fed provavelmente espera que as ações aumentem substancialmente a liquidez e os gastos entre as empresas.

Reduções de Taxas

O anúncio também incluía orientações sobre as decisões políticas do Fed. Powell disse que o Fed continuaria mantendo as taxas nesse nível indefinidamente. Ele disse que as taxas permanecerão,

“… até ter certeza de que a economia resistiu a eventos recentes e está no caminho certo para alcançar suas metas máximas de emprego e estabilidade de preços.”

Apenas um formulador de política monetária votou não, preferindo manter a taxa em 0,5%. A esperança era deixar algum espaço nas taxas para futuras reduções. Todos os outros membros do conselho concordaram com o corte dramático.

Alívio Quantitativo

As medidas adicionais incluem um compromisso flexibilização quantitativa também. Isso foi dividido em US $ 500 bilhões em títulos do Tesouro adquiridos e US $ 200 bilhões em títulos lastreados em hipotecas.

A atividade de flexibilização está programada para começar com a compra de US $ 40 bilhões na segunda-feira. Isso é associado à oferta de crédito overnight já promulgada em US $ 1,5 trilhão, frequentemente denominada repo.

Resposta do Mercado

Os mercados não responderam como esperado. Os futuros da Dow caíram outros 900 pontos, à medida que continuavam os temores sobre o impacto econômico das quarentenas. Bitcoin também caiu uma porcentagem menor, pairando em torno de US $ 5.300.

A resposta do mercado revela que a consciência geral do Coronavírus Coloca os Hubs Financeiros do Mundo em Risco Devido à Centralização continuará. Aparentemente, traders e investidores estão cientes das dificuldades do mercado e das complexidades de manter a economia funcionando durante o período de crise.

Para manter-se informado, tendo a sua disposição conteúdo constante e de qualidade, não deixe de acompanhar nosso site. Aproveite e faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter.