Ver mais

Festival premiará criação de games com criptomoedas

3 mins
Atualizado por Caio Nascimento

Iniciativa da “Universidade Aberta à Imaginação, à Fantasia e às Artes da Invenção” (UAIFAI/Cidade do Conhecimento/USP) e do Instituto de Economia.

O empreendedorismo social inspirado pelos desafios da economia criativa com foco em games para mudar o mundo constitui o núcleo da proposta do VIII Festival Games for Change América Latina, totalmente online em sua oitava edição. A premiação será em criptomoedas como Wibx e Moeda da Paz. O Festival integra o projeto de uma nova rede social, a “UAIFAI – Universidade Aberta à Imaginação, Fantasia e Artes da Invenção”, criada pelo grupo de pesquisa “Cidade do Conhecimento” do Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicações e Artes da USP.

A plataforma de monetização lúdica iniciativas de impacto global em parceria com a ONU como a campanha “Educação para a Justiça” (patrocinada pela “United Nations Office on Drugs and Crime” – UNODC).

A rede de apoio acadêmico a essa agenda extensionista inclui vários grupos e núcleos de pesquisa na USP (DIVERSITAS-FFLCH, NUTAU-FAU, PGT-FEA, CEST-POLI, IEB, Museu Paulista e Instituto de Estudos Avançados) e em outros países, destacando-se a Media Design Hochschule (MD.H) de Berlim, o King´s Colege de Londres, a Universidade de Coventry e a Universidade de Warwick (Projeto CAPES PRINT USP 2019-2020) com foco no empreendedorismo transformador e no uso de games, mídias imersivas e modelos inovadores na economia criativa.

Projetos nas Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação e Cultura e Extensão estão alinhados com essa mesma perspectiva: colocar a cultura, as artes e as comunicações na perspectiva do desenvolvimento sustentável, da criatividade e da diversidade.

Jogar pela transformação sustentável

A plataforma coloca o foco na “economia criativa”, conceito disseminado a partir das experiências inglesas no campo da economia da cultura, das artes e dos serviços com forte intensidade de capital humano, criatividade e experiências voltadas à diversidade, direitos humanos, tolerância e cultura de paz. E o faz colocando a criação de jogos analógicos e “games” como principal vetor da mobilização de crianças e jovens para a mudança social.

Público-Alvo

Crianças e adolescentes em territórios de vulnerabilidade social e fragilidade na infra-estrutura de apoio às artes e à produção cultural na cidade de São Paulo e em outras localidades, no Brasil e no exterior, em rede com parceiros no extensionismo universitário, no terceiro setor, no setor privado e em políticas públicas de fomento ao empreendedorismo no campo da economia criativa e dos direitos humanos.

Redes locais

Destacamos experiências como a produção de “Purposyum, Desafios da Justiça”, um jogo não-digital com alunos da Escola Técnica (ETEC) “Parque da Juventude”, em São Paulo (iniciada em 2018 com a premiação do projeto pela UNODC). Em 2020, a Reitoria da USP distribui 5 mil exemplares do jogo para estimular novas práticas pedagógicas alinhadas à campanha mundial “Educação para a Justiça”.

Em parceria com a rede Games for Change, a mobilização envolve parceiros nos EUA, Canadá, Alemanha, Áustria e Inglaterra além da América Latina.
O Festival Games for Change América Latina será totalmente online em 2020 com game jams, playtestes, mini-cursos, espaços terapêuticos, festas e shows ao vivo culminando no “Pitch for Change”, uma etapa final, competitiva, com premiações definidas a partir do voto popular e de um Júri Especializado.

Objetivos específicos

  • fomentar o extensionismo universitário com foco em criatividade, produção cultural e artística e “artes da invenção”, definidas como uma metodologia inter- ou transdisciplinar (transmidiática), combinando dimensões físicas e digitais (“phygital”),
  • aliar numa perspectiva de transformação real dos territórios e das vidas de crianças e jovens o empreendedorismo que seja não apenas tecnológico e inovador, mas sobretudo marcado pela promoção da diversidade cultural, da cultura de paz e tolerância e da superação dos comportamentos e discursos de ódio, racismo, preconceitos de gênero e insensibilidade ambiental,
  • integrar a USP a uma rede inédita de parceiros com foco em infância e juventude, letramento/alfabetização/educomunicação digital, educação para a justiça e inovação no campo das políticas públicas de fomento às artes, à cultura e à produção de identidades locais integradas ao desenvolvimento sustentável,
  • focalizar a criação de jogos analógicos e digitais (“games” e experiências lúdicas transmidiáticas) como instrumentos de fomento à criatividade, à fantasia e às artes da invenção cobrindo um arco pedagógico que vai dos jogos teatrais à inovação digital no campo economia criativa,
  • fortalecer a convergência de redes globais e iniciativas locais ancoradas em universidades, organizações não-governamentais, instituições educacionais, agentes públicos no campo da infância e da adolescência, instituições culturais (museus, bibliotecas e parques)
  • fortalecer a dimensão das comunicações sociais, das artes e da cultura como fundamental à realização dos mais elevados ideais da instituição universitária, em especial na USP, disseminando por meio do protagonismo infanto-juvenil a essencialidade da fantasia, da imaginação e da invenção como dimensões da própria pesquisa científica e do desenvolvimento tecnológico humanista e sustentável
  • promover a capacitação de crianças e jovens para carreiras no campo da economia criativa, mídias imersivas, gamificação e uso criativo de tecnologias de informação e comunicação em favor dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Melhores plataformas de criptomoedas | Abril de 2024

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.

images.jpeg
Comercial
Comercial é o nome universal do autor para todo o conteúdo patrocinado fornecido pelos parceiros do BeInCrypto. Portanto, esses artigos, criados por terceiros para fins promocionais, podem não estar alinhados com os pontos de vista ou opinião do BeInCrypto. Embora façamos esforços para verificar a credibilidade dos projetos apresentados, estas peças destinam-se a publicidade e não devem ser consideradas como aconselhamento financeiro. Os leitores são incentivados a realizar pesquisas...
READ FULL BIO
Patrocinados
Patrocinados