Funciona? Hacker usa máquina de café para mineração de criptomoedas

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Um hacker responde: é possível usar uma máquina de café para minerar?

  • Ele modificou o software para minerar Monero

  • O resultado foi exatamente o que ele esperava

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Um hacker usou um truque de software para transformar uma máquina de café em equipamento para mineração de criptomoedas.



A façanha foi realizada por Martin Hron, pesquisador de segurança da Avast. O objetivo, segundo ele, é mostrar a alta vulnerabilidade de aparelhos domésticos inteligentes da chamada Internet das Coisas (IoT).

No caso em questão, trata-se de uma máquina de café com conectividade Wi-Fi. Ela opera da maneira convencional, usando botões físicos, mas também aceita comandos do celular.



E, como outros equipamentos do tipo, ela também tem um sistema próprio (firmware). Hron, então, aproveitou o mecanismo de atualização desse firmware como vetor de “ataque” à sua própria cafeteira elétrica.

Como comprar Bitcoin e entrar no grupo de sinais gratuito do BeInCrypto

Máquina de café pode minerar criptomoedas?

Após interceptar uma atualização legítima, o programador alterou o pacote incluindo um criptominerador de Monero.

No entanto, Hron optou pela transformação em mineradora de criptomoedas como prova de conceito. Segundo ele, o truque é uma maneira de testar se o firmware podia ser modificado.

Originalmente, queríamos provar o fato de que este dispositivo poderia minerar criptomoeda. Considerando a CPU e a arquitetura, é certamente factível. Mas, a uma velocidade de 8 MHz, não faz sentido, pois o valor produzido por tal minerador seria insignificante.

Após provar seu ponto, o especialista partiu para o passo seguinte: infectar a cafeteira com um malware que pede resgate em criptomoeda.

Alerta de segurança

Após alguma programação, o hacker conseguiu instalar um código capaz de bloquear a máquina em troca de um pagamento. Uma vez infectada, a cafeteira exibe uma mensagem de alerta e mostra um link que a vítima deve visitar para concluir o resgate – normalmente em criptomoedas

Após provar que é possível instalar um ransomware em uma máquina de café em alguns poucos minutos, ele deu um alerta. Segundo o especialista, além de vulneráveis, esses equipamentos raramente precisam da funcionalidade Wi-Fi que causa todos os problemas.

Existem cerca de 570 máquinas de café smart dessa marca sem configurar. Isso significa que as funcionalidades inteligentes não estão sendo usadas por essas 570 máquinas.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Desde 2013, colaboro regularmente com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das criptomoedas principalmente na cobertura de ataques cibernéticos e golpes no Brasil. Atualmente, faço mestrado em Comunicação Científica na Universidade de Granada, na Espanha. Escrevo para o BeInCrypto desde abril de 2020.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá