Gigantes do agronegócio lançam blockchain para modernizar exportação de grãos do Brasil

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Líderes globais do agronegócio se uniram para desenvolver a plataforma blockchain Covantis.

  • A Covantis vai otimizar as exportações e conectar todos os participantes do mercado no mesmo sistema.

  • Lançada nesta semana, o primeiro caso de uso será as exportações de soja e milho do Brasil.

  • promo

    Participe da nossa comunidade gratuita no Telegram e obtenha sinais de trade e análises de criptomoedas todos os dias!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Líderes globais do agronegócio se uniram para desenvolver uma plataforma blockchain focada em negociar grãos do Brasil com o restante do mundo.

Patrocinados



Patrocinados

Por dois anos a plataforma chamada Covantis estava sendo desenvolvida e a partir deste mês de março, começa a funcionar oficialmente.

Apesar de ser baseada em Genebra, na Suíça, a plataforma começa a funcionar com foco principal na produção brasileira. Dessa maneira, o primeiro caso de uso da Covantis está sendo as exportações de soja e milho do Brasil.

Patrocinados



Patrocinados

Por trás deste novo sistema estão gigantes do setor agrícola como a Cargill, Bunge, ADM, COFCO, Louis Dreyfus e Viterra. Em 2018, as empresas fecharam uma parceria para desenvolver um sistema para modernizar as negociações de remessas agrícolas.

Dessa maneira, a Covantis recorre à tecnologia das criptomoedas para otimizar as exportações e conectar no mesmo sistema os carregadores, comerciantes e fretadores.

Primeiramente, as empresas fundadoras da Covantis darão iniciou as operações na plataforma. Juntas, elas acumulam milhares de clientes ao redor do mundo e todas suas 30 entidades já estão preparadas para fazer a integração total do novo sistema blockchain.

De acordo com o comunicado oficial de lançamento,  nos próximos meses a Covantis vai tentar ampliar o uso da sua rede para outras empresas do setor agrícola. Dessa forma, o objetivo é integrar a maioria dos participantes da indústria global neste novo ecossistema blockchain que está sendo criado.

ConsenSys e Microsoft desenvolveram tecnologia blockchain da Covantis

A empresa de soluções blockchain ConsenSys foi a responsável por desenvolver a tecnologia por trás da plataforma Covantis. A ConsenSys é líder no desenvolvimento de softwares baseados na tecnologia blockchain, e constrói a maioria das suas soluções a partir da rede Ethereum.

Além dela, a Microsoft Azure Cloud e Cognizant também participaram na construção técnica da plataforma. 

De acordo com a CEO da Convantis, Petya Sechanova, a tecnologia blockchain vem para responder uma necessidade crucial de modernização do setor agro.

“Há dois anos, iniciamos uma jornada para transformar um sistema de comércio global que havia mudado muito pouco no último século. Hoje, temos orgulho de lançar nossa plataforma digital revolucionária a tempo para o início da temporada de exportação brasileira. Esperamos trabalhar com nossos parceiros para usar essa tecnologia para aumentar a eficiência e reduzir o risco operacional neste primeiro mercado importante”.

A plataforma da Cavantis vem para somar no mercado brasileiro que está vendo cada vez mais a adoção da tecnologia blockchain no campo. No Fórum Econômico Mundial, a ministra de agricultura Tereza Cristina, citou o blockchain como o futuro da agropecuária no Brasil.

Além disso, os projetos blockchain também estão recebendo mais investimento no país. No início do ano, a startup Ecotrace que usa blockchain para rastrear a cadeia produtiva da carne bovina, recebeu um dos maiores aportes entre as startups brasileiras em todo o mês de janeiro.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Patrocinados
Share Article

Saori Honorato é jornalista e para o BeInCrypto escreve sobre os principais acontecimentos do universo das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Previsões de cripto com o Melhor Canal de Sinais com +70% de acertos!

Entre Agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora