A Autoridade de Serviços Financeiros de Malta alertou os investidores sobre mais um golpe de investimento com Bitcoin. A plataforma, o Bitcoin Future, vem usando imagens de figuras públicas locais para enganar suas vítimas.
Embora o design sem fronteiras e resistente à censura do Bitcoin crie imensas possibilidades para o futuro das finanças, esses recursos também tornam a criptomoeda adequada para golpes. Com histórias de primeiros investidores percebendo ganhos maciços com o “dinheiro mágico da Internet” obscurecendo seu julgamento, muitas pessoas caem nas promessas de retornos semelhantes de investimentos com altos retornos.
A Autoridade de Serviços Financeiros de Malta (MFSA) acaba de adicionar outro nome à sua lista de golpes suspeitos conhecidos, apelando aos investidores malteses sem sua permissão. De acordo com um post em seu site, o Bitcoin Future exibe muitas das mesmas características de outras plataformas de investimento fraudulentas que o regulador identificou no passado.
Menciona, especificamente, uma empresa que se autodenomina Revolução Bitcoin. A MFSA emitiu avisos anteriormente sobre a Revolução do Bitcoin em janeiro e agosto deste ano.
O Bitcoin Future e o Bitcoin Revolution se promovem usando artigos falsos postados em sites de notícias. Eles usam imagens de celebridades e empresários locais para parecer mais legítimos. No caso do Bitcoin Future, artigos são divulgados nas plataformas de mídia social com manchetes como “Oportunidade única para o maltês”.
A MFSA lembrou ao público que não emitiu uma licença para o Bitcoin Future e, portanto, a empresa deve ser evitada. O regulador acrescentou que parecia provável que a plataforma fosse uma fraude internacional do tipo “fique rico rapidamente”.
O aviso segue um aviso semelhante do regulador de valores mobiliários da Bélgica, FSMA. No início desta semana, o BeInCrypto relatou o relatório financeiro adicionando mais nove nomes à sua lista de empresas operando sem a sua permissão no país. Isso eleva o total para 131.
Como o aviso da FSMA, o órgão regulador de Malta pediu aos investidores que tomem cuidado ao decidir se investem nessas plataformas. Muitas empresas anunciam que realmente têm a aprovação de várias autoridades financeiras em todo o mundo. No entanto, quando comparado com os reguladores em questão, isso acaba não sendo verdade.
No Brasil, os problemas com fraudes são muitos, como noticiamos diariamente aqui no BeInCrypto. Se quiser conferir alguns, é só clicar aqui.
Qual você acredita ser o melhor modo de acabarmos com os golpes envolvendo criptomoedas? Deixe nos comentários abaixo a sua opinião! Aproveita para compartilhar com a gente no Twitter!
Imagens cortesia da Shutterstock.