Golpe: Descobertos 101 Apps Que Podem Sequestrar Celular e Pedir Bitcoin

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Apps são aparentemente inofensivos

  • Estima-se que pelo menos 69 milhões tenham baixado um deles

  • Quem tem um dos 101 apps instalados está em risco

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Um novo golpe envolve uma rede intrincada para enganar o Google e esconder aplicativos maliciosos na loja do Android. Segundo um estudo de pesquisadores da CyberNews, criminosos criaram 101 apps que acumularam rapidamente 69 milhões de downloads. Entre os perigos que eles representam, está a possibilidade de sequestrar o smartphone e liberar apenas mediante pagamento de um valor em Bitcoin.



Os pesquisadores começaram a suspeitar do golpe quando identificaram nomes de desenvolvedores um tanto curiosos. Os nomes “Lukas Podolskies” e “Kylian Mbapee”, inspirados em jogadores de futebol, foram usados para fraudar a identidade de desenvolvedores responsáveis por publicar apps na Google Play Store.

Ao investigar mais a fundo, os especialistas desvendaram 27 desenvolvedores falsos. Todos com nome seguindo um determinado padrão e usando as mesmas táticas para burlar os filtros do Google. Todo app traz, por exemplo, os mesmos termos de uso. Em conjunto, eles fornecem diversos apps que parecem inofensivos, mas podem causar problemas sérios nos celulares das vítimas.



Algumas pistas do que esses apps fazem estão nas permissões solicitadas ao sistema operacional. Um app de fotografia pede permissão para gravar áudio do telefone, enquanto calculadoras tentam acessar a câmera do aparelho. Um dos mais ameaçadores é um utilitário de memória que solicita permissão para editar arquivos, ligando o alerta contra sequestro de dados.

Remova os Apps Para Não Cair no Golpe

O Google já removeu 100 dos 1001 aplicativos da Google Play. Entretanto, usuários que chegaram a baixar podem ainda tê-los instalado no celular. A recomendação é passar o antivírus Google Play Protect, acessível no menu lateral do app Google Play. Além disso, se há algum deles instalado, é preciso removê-lo o mais rápido possível.

Os desenvolvedores falsos com maior quantidade de instalações são:

  • Alex Joe (10 milhões de instalações)
  • Virgilo Malley (7 milhões de instalações)
  • Arrow Frankie (6 milhões de instalações)
  • Armel Bilton (6 milhões de instalações)
  • Daniel Malley (1,3 milhão de instalações)
  • Hudson Parker (3 milhões de instalações)
  • Noble Gracious (2 milhões de instalações)

A lista completa de aplicativos utilizados no golpe pode ser encontrada no final da publicação dos pesquisadores da CyberNews.

Para manter-se informado, tendo a sua disposição conteúdo constante e de qualidade, não deixe de acompanhar nosso site. Aproveite e faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Desde 2013, colaboro regularmente com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das criptomoedas principalmente na cobertura de ataques cibernéticos e golpes no Brasil. Atualmente, faço mestrado em Comunicação Científica na Universidade de Granada, na Espanha. Sou editor-chefe do BeInCrypto Brazil desde abril de 2021.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá