Golpistas aproveitaram Elon Musk na TV para roubar US$ 5 milhões em Dogecoin

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Usando a imagem de Elon Musk, fraudadores enganaram detentores de Dogecoin com esquemas na Internet.

  • Os golpes ocorreram durante a apresentação de Musk na TV americana no último sábado (8).

  • A Dogecoin teve uma queda significativa antes e durante a apresentação de Musk.

  • promo

    Participe da nossa comunidade gratuita no Telegram e obtenha sinais de trade e análises de criptomoedas todos os dias!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Durante a apresentação de Elon Musk no Saturday Night Live, no último sábado (8), fraudadores usaram sua imagem para promover a oferta de brindes falsos em Dogecoin (DOGE).

Patrocinados



Patrocinados

Alguns detentores de Dogecoin foram influenciados a enviar suas criptomoedas para contas desconhecidas, com a promessa de receber um retorno maior. As perdas podem ter chegado a mais de US$ 5 milhões.

Aproveitando a euforia com a Dogecoin

Um relatório do provedor de inteligência de blockchain TRM Labs detalhou como o esquema funcionou ao longo da transmissão. Os espectadores que assistiram a transmissões não oficiais da participação de Musk no programa de TV pelo YouTube viram diversos anúncios usando seu nome para atrair vítimas.

Patrocinados



Patrocinados

Por exemplo, um anúncio dizia:

“Elon Musk entregou 500 milhões de DOGE para serem distribuídos a todos os detentores de DOGE. Qualquer pessoa pode conseguir, basta visitar o site.”

Para receber seus “prêmios”, os golpistas instruíam os usuários a enviar moedas para um determinado endereço. Na tela, eles viam a mensagem prometendo enviar de volta o depósito inicial em dobro. Esses golpes tiveram como alvo os fãs de Musk, que acreditavam que ele poderia usar sua imagem para promover a Dogecoin.

A DOGE teve uma subida em seu preço quando Musk tuitou “The Dogefather SNL 8 de maio”. No entanto, horas depois de atingir uma máxima histórica, o preço da moeda começou a cair antes e durante a aparição do bilionário no programa de TV americano.

Mesmo golpe de sempre

De acordo com o relatório, quase 10 milhões de DOGE foram enviados para as carteiras de criptomoedas dos criminosos, a partir de domingo (9). No entanto, os criadores das carteiras podem ter enviado muitas dessas moedas, de acordo com uma análise preliminar. Segundo o estudo, eles podem ter optado por essa estratégia na tentativa de fazer o negócio parecer legítimo.

“Golpes de brindes não são novos”, escreveu o TRM em seu relatório. “De acordo com o FBI, a fraude de marketing em massa – como os golpes de distribuição de criptomoedas -‘ fazem milhões de americanos de vítimas a cada ano e geram perdas na casa das centenas de milhões de dólares ’”.

Na verdade, devido ao relativo anonimato dos endereços das carteiras, os golpes fraudulentos de doação sempre foram parte integrante do mundo das criptomoedas.

No ano passado, por exemplo, um adolescente conseguiu invadir as contas do Twitter de várias celebridades e políticos. Usando suas imagens, ele então solicitou que seus seguidores enviassem milhares de dólares em Bitcoin (BTC) para endereços que ele controlava. As autoridades o prenderam logo depois e o condenaram a três anos de prisão.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Patrocinados
Share Article

Nick é professor de habilidades de comunicação oral e especialista em ciência de dados em Budapeste, Hungria, com mestrado em Business Analytics. Ele entrou relativamente tarde no campo da tecnologia de criptomoedas e blockchain, mas está intrigado com seu potencial de uso econômico e político. Ele pode ser descrito como um cético otimista de centro-esquerda.

SEGUIR O AUTOR

Previsões de cripto com o Melhor Canal de Sinais com +70% de acertos!

Entre Agora

Sinais de mercado, estudos e análises! Entre hoje no nosso Telegram!

Entrar agora