Hackers já estão usando PIX como isca para golpes, alerta especialista

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • PIX é usado como isca para golpes de phishing no Brasil

  • Hackers enviam mensagem de suposto cadastro de chaves

  • Campanhas se aproveitam de dúvidas de usuários sobre novo sistema

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O PIX sequer foi lançado, mas já está sendo usado como isca para golpes no Brasil. Segundo um especialista, hackers aproveitam a expectativa em torno da novidade para atrair potenciais vítimas em campanhas de phishing.



Fábio Assolini, pesquisador de segurança sênior da Kaspersky, notou as primeiras suspeitas na última segunda-feira (21). Ele disse ter recebido um e-mail oferecendo um suposto registro de chaves do PIX. No entanto, a mensagem carregava indícios de fraude.

Começam a aparecer os primeiros e-mails maliciosos usando o lançamento do #PIX como isca. Quer cadastrar suas chaves? Melhor tomar cuidado com os convites de pré-cadastro recebidos, eles podem ser falsos!.



O e-mail não parece ter vindo de nenhum banco, o que acende o alerta de possível golpe. A isca é o link: ao clicar ali, o usuário pode ser levado para um site comprometido que visa roubar dados da vítima.

As chaves PIX são os identificadores usados pelo sistema do Banco Central em substituição aos números de conta e agência necessários para fazer um TED. O usuário pode cadastrar e-mail, telefone e CPF, por exemplo, para receber uma transferência.

Mas, além desses dados, o hacker pode pedir mais informações usando o suposto cadastro de chaves como desculpa.

Como comprar Bitcoin e entrar no grupo de sinais gratuito do BeInCrypto

Hackers se aproveitam de dúvidas sobre PIX

Bancos fazem fortes campanhas para o cadastro das chaves. No entanto, ainda pairam muitas dúvidas sobre a operacionalização desse cadastro. Se um CPF estiver cadastrado em determinado banco para o PIX, toda transferência cairá nessa conta, daí o interesse.

Aliado a isso, há um interesse da população sobre o assunto. Segundo um levantamento da firma de análise Deco, o PIX respondeu por 23% das discussões sobre bancos digitais no Twitter em agosto.

O Banco Original é um dos que prevê problemas de segurança em transações do PIX. Por isso, a instituição anunciou que usará reconhecimento facial para transações. Ao realizar um PIX, o cliente deverá dar uma prova de vida pelo aplicativo. Atualmente, o recurso já é usado para o TED.

O PIX iniciou os testes no começo do ano e está atualmente em fase de cadastro de chaves. O novo sistema começa a funcionar no dia 16 de novembro.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Desde 2013, colaboro regularmente com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das criptomoedas principalmente na cobertura de ataques cibernéticos e golpes no Brasil. Atualmente, faço mestrado em Comunicação Científica na Universidade de Granada, na Espanha. Escrevo para o BeInCrypto desde abril de 2020.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá