Halving do Bitcoin não afeta lucro bilionário dos mineradores

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Bitcoin passou pelo halving em 12 de maio

  • Contudo, os mineradores tiveram um lucro bilionário no mês

  • Assim, a mineração parece ter se adaptado ao corte da recompensa do halving

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Halving do Bitcoin não afeta lucro bilionário de mineradores em maio de 2020. Mesmo com o halving, os mineradores ganharam cerca de U$ 366 milhões de Dólares. Apesar de pequena redução do valor ganho, na comparação com abril, minerar “valeu a pena”.



O halving do Bitcoin aconteceu no dia 12 de maio de 2020.

Desde lá, a remuneração por bloco minerado passou de 12,5 BTC para 6,25 BTC. Por isso, muitos especialistas acreditavam que haveria um impacto profundo na receita dos mineradores.



Porém, parece que não foi o que aconteceu. Mesmo com o corte de 50% na mineração, houve um lucro de cerca de R$ 1,8 bilhões de reais em maio.

Mineradores lucram U$ 366 milhões em maio

A receita dos mineradores em maio foi de U$ 366 milhões, de acordo com o apurado pelo Yahoo Finance.

Segundo os pesquisadores, a receita caiu apenas 11% em relação ao mês de abril, no qual a receita foi de U$ 412,5 milhões.

Assim, o impacto foi pequeno, em relação que era previsto sobre a rentabilidade da mineração após o halving.

Manutenção da receita diminui preocupações sobre a rede BTC

O lucro bilionário de mineradores com a rede Bitcoin é uma notícia boa para aqueles que se preocupavam com a situação da rede Bitcoin após o halving.

Isso porque, antes do halving acontecer, diversas teorias foram formuladas a respeito das suas consequências. Em alguns casos, havia a preocupação de que a recompensa menor iria eliminar muitos mineradores do “jogo”.

Porém, o halving aconteceu e tudo continuou mais ou menos como antes.

Contudo, é possível dizer que os grandes pools de mineração são beneficiados pelo halving. Assim é verdade porque o seu poder de computação acaba se sobrepondo, em relação aos mineradores “menores”.

A mineração gera lucros para todos; porém com a ocorrência desse e dos próximos halvings, há uma tendência preocupante sobre o domínio de poucos pools de mineração sobre a rede BTC.

Taxa de Hash do Bitcoin continua no mesmo padrão

Além disso, a taxa de hash do Bitcoin também aparenta não ter sido gravemente afetada pelo halving, conforme consta do gráfico:

Vale lembrar que a taxa de hash do BTC mede a capacidade de processamento da rede Bitcoin. Assim, em outras palavras, é o poder computacional que está por trás da mineração de BTC.

Mineração garante transações baratas

O sistema atual de mineração é o que permite que o preço das transações de BTC seja quase simbólico, na comparação com os meios tradicionais do sistema financeiro.

Por isso, é importante que os mineradores encontrem um ambiente favorável para continuar provendo a rede BTC com o seu poder computacional. Felizmente, até o momento, isso vem acontecendo.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Nicolas se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná e é pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais. Atualmente, cursa Jornalismo na FAPCOM. Escreve sobre economia, política e história há alguns anos. Em 2017, após entrar em contato com a tecnologia blockchain, se entusiasmou com o seu potencial e passou a estudar as aplicações da tecnologia aos diversos setores da economia. Seu foco está em discutir as melhores maneiras de alavancar o desenvolvimento nacional através do uso do blockchain e das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá