O frenesi de farming de Yam que tomou o mercado DeFi na semana passada destacou uma série de elementos que poderiam ter sido melhorados com o lançamento.

Uma nova oferta chamada Ham visa corrigir os erros e melhorar o Yam com um projeto verdadeiramente voltado para a comunidade. Houve várias falhas no lançamento do Yam, mas o motivo final foi que ele tinha que ser resgatado por baleias .

Isso praticamente nega qualquer progresso feito no caminho para se tornar um sistema monetário verdadeiramente democrático e governado pela comunidade. Um plano de migração proposta no final da semana passada prometeu redefinir o projeto ao seu ethos original em uma abordagem de duas fases envolvendo a queima de tokens originais do Yam.

Ele também cunharia tokens Yam v2 antes de um prazo definido, realizaria uma auditoria completa e, em seguida, migraria para tokens Yam v3. A equipe postou Perguntas frequentes sobre migração na segunda-feira, 17 de agosto, embora o feedback inicial tenha sido misto.

Aqueles contra a migração afirmam que a distribuição do Yam v1 não é tão confiável quanto antes da votação. Enquanto isso, os responsáveis ​​pela migração esperavam recuperar todos os fundos perdidos durante o processo.

Ham, um novo “Baconning“?

O Ham entra no mercado, um novo experimento monetário baseado no Yam. A postagem oficial do blog discorre,

Com o HAM, acreditamos que os incentivos que direcionam as decisões para o futuro do YAM são egoístas, injustos ou falhos de alguma forma. Amamos o experimento com o qual o YAM começou, e é uma pena que acabou da maneira que ocorreu. Mas acreditamos que a melhor maneira de seu objetivo avançar é um novo começo por meio do HAM.

A equipe planeja dissecar o que aconteceu com o Yam e discutir isso de forma transparente enquanto usa o EIP (Ethereum Improvement Proposal), a ser renomeado para HIP. Ao fazer isso, espera formalizar mudanças, discussões de poder e chegar a um consenso entre todos os participantes.

O forte apoio da comunidade é supostamente a espinha dorsal do projeto, que visa evitar a abordagem de “portas fechadas” do Yam. A postagem do blog destacou três principais falhas no lançamento e design do Yam.

Falhas do Yam

O primeiro foi uma falha no modelo farming, pois todos os pools tinham o mesmo peso. Alguns, como wETH, eram muito diluídos e pouco atraentes, enquanto outros eram muito gratificantes, resultando em uma corrida para comprar o ativo principal. O aumento nos preços de COMP na época são uma evidência disso.

A segunda razão é que o cronograma de farming do Yam e o projeto de mineração de liquidez “quase incentivaram o caos”, o que significa que a combinação de staking de cripto inicial e posterior depósito de Yam levantou problemas quando o protocolo foi para começou a cair.

Devido à queda repentina do protocolo, e o bug sendo especialmente prejudicial para o pool YAM / yCRV, os provedores de liquidez testemunharam uma perda impermanente intensa se fossem pegos no pool durante o segundo rebase.

Em terceiro lugar, disse que o mecanismo de governança era uma “escolha estranha” porque exigia sair de posições anteriores para participar. Acrescentou que o exercício dos direitos dos eleitores não deveria ter nenhum custo de oportunidade, ou a governança se tornaria ineficiente e não confiável.

O Ham convocou a mesma comunidade que despejou liquidez no Yam, prometendo-lhes total transparência e governança democrática. Porém, como acontece com a maioria dos modelos de governança cripto, as baleias geralmente têm a última palavra, o que significa eles não são tão descentralizados afinal.

Apesar de suas quedas, parece que os produtores ainda têm alguma confiança no Yam, já que a TVL atingiu US $ 400 milhões, dobrando desde sexta-feira.

Havia muito pouco sobre Ham em no feed do twitter de Jack além de uma postagem alertando sobre possíveis impostores, acrescentando que ainda não foi lançado e ainda está esperando pela comunidade.

Anseie pelo lançamento de novos incentivos de seguro DeFi

A cena DeFi hoje compartilha algumas semelhanças com o pump and dumps de 2017/18, quando várias altcoins com muito pouco valor real surgiram. Yam foi apenas um exemplo do que poderia dar errado com contratos inteligentes não auditados, e não será o último projeto a sofrer com este destino.

Yearn Finance está procurando adicionar alguma proteção a este ambiente de DeFi do oeste selvagem que contém farming de liquidez. A oferta mais recente da plataforma é um protótipo para um novo tipo de seguro tokenizado chamado Yinsure.Finance.

Yinsure.Finance

Em uma postagem do blog na Segunda-feira, 17 de agosto, o fundador do yEarn, Andre Cronje, expôs as novas ofertas e explicou como um mecanismo de seguro descentralizado pode ser construído. Haverá três componentes. O primeiro será os cofres da seguradora para provedores de liquidez.

Ele usará yiUSDC, uma moeda estável fornecida como liquidez para ganhar taxas de iniciação e semanais dos segurados. O USDC pode ser deduzido do cofre e pago ao reclamante após a aprovação do pedido. Em segundo lugar, estão os cofres segurados que mantêm o ativo tokenizado sendo segurado.

Tether, por exemplo, pode ser segurado fornecendo USDT para o cofre e gerando yiUSDT. Há uma taxa de iniciação de 0,1% no depósito e uma dedução de 0,01% a cada semana. Os depósitos e levantamentos podem ser feitos a qualquer momento, sendo o valor do cofre o valor segurado.

A terceira oferta será um sistema que permite ao segurado criar um sinistro piquetando seu yiUSDT, chamado Claim Governance. Os provedores de liquidez da seguradora podem votar com seu yiUSDC que, se aprovado, será distribuído aos provedores de liquidez enquanto o USDC é pago ao segurado. A postagem continuou,

O desenho deste sistema permite que qualquer ativo que tenha uma base financeira seja segurado, seja um ativo de base, como DAI, ou um ativo composto, como aDAI ou yDAI.

Os incentivos podem ser alinhados através do processo de aprovação, uma vez que reivindicações rejeitadas resultarão na retirada de liquidez, um processo que é prejudicial para toda a plataforma.

A proposta Ham e as últimas ofertas da Yearn são apenas dois exemplos do mundo de DeFi em rápida evolução. Amanhã provavelmente teremos alguma “novidade”.

Acesse o grupo de sinais gratuito do BIC e concorra