Homem que se autoproclama Satoshi Nakamoto intimida sites a remover whitepaper do Bitcoin

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Craig Wright, o criador do Bitcoin SV, afirma ser Satashi Nakamoto e o autor do whitepaper do bitcoin.

  • Ele exigiu que os sites bitcoincore.org e bitcoin.org removam o documento público de suas plataformas.

  • Os administradores do bitcoin.org se negaram e afirmaram ter direito legal de hospedar o whitepaper.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

Craig Wright, uma figura polêmica do meio cripto que diz ser ninguém menos que o próprio Satoshi Nakamoto, está intimidando sites a tirar do ar o whitepaper do bitcoin.



De acordo com Wright, aqueles que hospedam o whitepaper do bitcoin estão violando direitos autorais, uma vez que ele afirma ter sido o autor do projeto.

Apesar da autoproclamação ambiciosa, poucos realmente acreditam que Craig Wright seja de fato Satoshi Nakamoto, a mente por trás do whitepaper que introduziu o bitcoin e a tecnologia blockchain ao mundo. 



Agora, ele mira os sites bitcoincore.org e bitcoin.org. Os advogados de Wright enviaram nesta quarta-feira (20) o processo de intimação aos administradores de ambos os sites. 

No documento, ele dá o prazo de 15 dias para a retirada do whitepaper das plataformas. Depois disso, Wright afirma que vai processar sem aviso prévio, reivindicando uma compensação financeira pelas supostas violações de direitos autorais.

Bitcoin.org se nega a retirar whitepaper do site

Apesar do bitcoincore.org ter acatado a intimação de Wright e tirado o whitepaper do ar, o bitcoin.org não aceitou muito bem essa história.

Conforme a resposta de Cobra, pseudônimo do administrador do bitcoin.org, as acusações de Wright não possuem mérito porque o whitepaper foi publicado sob a licença do MIT, o que permite sua distribuição gratuita.

“O whitepaper do bitcoin foi incluído nos arquivos originais do projeto Bitcoin publicado sob a licença do MIT por Satoshi Nakamoto. Acreditamos que não há dúvida de que temos o direito legal de hospedar o whitepaper do Bitcoin.”

Ele afirmou ainda que se de fato Wright fosse Satoshi Nakamoto, ele já poderia ter provado. Isso porque Nakamoto possui uma chave pública PGP amplamente conhecida. Portanto, é criptograficamente possível que alguém verifique ser Satoshi Nakamoto e faça publicações oficiais em seu nome. “Infelizmente, Craig não foi capaz de fazer isso”, contra-atacou Cobra.

O fato do bitcoincore.org ter se submetido às reivindicações de Wright, irritou a equipe do bitcoin.org. Eles afirmam que ter removido o whitepaper do ar dá legitimidade às acusações de Wright.

“Ao se render dessa forma, o projeto Bitcoin Core emprestou munição aos inimigos do Bitcoin, se envolveu em autocensura e comprometeu sua integridade.”

Um Craig Wright incomoda muita gente…

Apesar do whitepaper do bitcoin ter surgido em 2008, desde 2016 Craig Wright reivindica sua autoria. Foi em maio de 2019, no entanto, que Wright registrou uma reivindicação de direitos autorais do documento no US Copyright Office, algo que qualquer pessoa também pode fazer. 

Craig Wright criou o Bitcoin SV (BSV), um fork do bitcoin implementado em 2018. O empresário se tornou popular mesmo pelas inúmeros polêmicas que se envolve no decorrer dos anos, como por exemplo admitir que possui bitcoin roubado, fazer promessas falsas e até mesmo arrumar briga com o CZ da Binance.

O whitepaper do bitcoin continua público no site bitcoin.org, disponível para download em 33 idiomas diferentes.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Saori Honorato é jornalista e para o BeInCrypto escreve sobre os principais acontecimentos do universo das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá