IBOV dispara com estímulos financeiros dos EUA e do Japão

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • IBOV dispara na terça, 16 de junho

  • Principal razão é o estímulo financeiro promovido pelo FED e BOJ

  • Bolsa sobe aproximadamente 2,5%

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

IBOV dispara com estímulos financeiros do FED e BOJ. B3 Bovespa se beneficia do otimismo do mercado internacional, devido aos aportes do BC Americano e do BC do Japão. Dia de ganhos apaga sessões anteriores fracas, que estavam com receio da volta do COVID-19.



O IBOV, índice que mede o desempenho das principais ações da B3 Bovespa, disparou na manhã desta terça-feira, 16 de junho.

A principal razão para que isso aconteça é o otimismo dos investidores internacionais. Isso acontece devido aos enormes estímulos financeiros anunciados pelos governos dos EUA e Japão.



Assim, a Bolsa de Valores brasileira se beneficia do evento e sobe, após sofrer perdas significativas.

IBOV dispara com estímulos financeiros no exterior

O IBOV está subindo aproximadamente 2,5% na manhã de 16 de junho (11:30).

Dessa maneira, a B3 Bovespa segue o desempenho das principais Bolsas estrangeiras:

  • S&P 500 (SPX): +2,78%
  • Nasdaq (IXIC): +2,38%
  • Dow Jones (DJI): +3,10%
  • Alemanha (DAX): +4,21%
  • Japão (NI225): +4,88%
  • China (SHCOMP): +1,44%

O otimismo extremo do mercado internacional, logo após as quedas dos últimos dias, revela o apetite do investidor pelos riscos.

Como explicar esse movimento?

Trump prepara 1 trilhão de dólares em estímulos

O presidente dos EUA, Donald Trump, está estudando aplicar um pacote de estímulo gigantesco na economia americana.

Dessa forma, segundo as fontes da Bloomberg, cerca de um trilhão de dólares serão investidos em infraestrutura pelo governo norte-americano.

Dentre os principais alvos do pacote, estão obras de infraestrutura convencionais, como estradas e pontes. Além disso, a construção de estruturas para a implementação da rede 5G em áreas rurais também está sendo estudada.

Vale lembrar que 2020 é ano de eleições presidenciais nos EUA. Assim, as eleições podem servir como um alicerce para a implementação de pacotes de ajuda generosos, por parte de Trump.

FED vai comprar títulos de empresas problemáticas

O FED, Banco Central dos EUA, anunciou que poderá comprar títulos corporativos de empresas que estão passando por dificuldades devido à pandemia do coronavírus.

Dessa maneira, o Federal Reserve espera injetar ainda mais liquidez na economia, conforme já vem fazendo nos últimos meses. Porém, diversos economistas estão pensando sobre a possibilidade desses estímulos econômicos afetarem a saúde econômica dos EUA, num futuro próximo.

O presidente do FED, Jerome Powell, continua pregando cautela ao mercado, já que a recuperação da crise pode demorar anos.

Bank of Japan anuncia estímulo

O BoJ, Banco Central do Japão, anunciou que continuará estimulando a economia nipônica durante a crise. Assim, a entidade deve continuar comprando títulos financeiros das empresas, além de possível estímulo de 1 trilhão de dólares na economia.

Vale ressaltar que o Dólar está em queda no Brasil, devido ao cenário externo. No momento, a moeda americana opera em torno de R$ 5,10.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Nicolas se formou em Direito pela Universidade Federal do Paraná e é pós-graduado em Gestão de Negócios Internacionais. Atualmente, cursa Jornalismo na FAPCOM. Escreve sobre economia, política e história há alguns anos. Em 2017, após entrar em contato com a tecnologia blockchain, se entusiasmou com o seu potencial e passou a estudar as aplicações da tecnologia aos diversos setores da economia. Seu foco está em discutir as melhores maneiras de alavancar o desenvolvimento nacional através do uso do blockchain e das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá