ICP-Brasil contrata empresa para desenvolver novo sistema blockchain de carimbo de tempo

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • A empresa Kryptus venceu licitação pública para desenvolver novo sistema blockchain de carimbo de tempo.

  • A tecnologia das criptomoedas vem para trazer segurança e padronizar os certificados digitais.

  • Desde dezembro de 2020, o uso de blockchain passou a ser obrigatório nos certificados digitais no Brasil.

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

A solução blockchain da empresa brasileira Kryptus passou em licitação para ser incorporada em carimbos de tempo de certificados digitais.



Desde dezembro de 2020, a tecnologia blockchain passou a ser obrigatória nos certificados digitais no Brasil.

De acordo com determinação na época do comitê gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), a data e hora exata que um certificado digital é assinado deve, obrigatoriamente, ser registrado em blockchain. 



Dessa forma, o uso da tecnologia das criptomoedas neste setor vem para trazer segurança e  padronizar os carimbos de tempo.

Nesta semana, a empresa brasileira Kryptus ganhou uma licitação do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) para ajudar o órgão a avançar na implementação da tecnologia.

A contratação é para que a empresa forneça ao ICP-Brasil um novo sistema totalmente baseado em blockchain, que vai colocar para funcionar o novo protocolo de carimbo de tempo.

O sistema da Kryptus será transparente e baseado em padrões abertos, à medida que um dos objetivos também é eliminar a dependência tecnológica vertical que hoje existe dentro da ICP-Brasil. Conforme explicou o CEO da empresa, Roberto Gallo, ao portal Convergência Digital:

“Essa nova arquitetura do sistema vai democratizar e ajudar a acelerar a adoção das tecnologias relacionadas aos certificados digitais no Brasil, facilitando a rastreabilidade e a segurança dos dados.”

De acordo com Gallo, a obrigatoriedade da tecnologia blockchain “deve aumentar a competitividade no mercado de certificação digital e melhorar a qualidade dos serviços”. 

Como resultado do novo protocolo, ele acredita também que haverá uma expansão no número de Autoridades Certificadoras de Tempo (ACTs), as entidades reguladas que podem emitir carimbos de tempo. 

Com a licitação aprovada, agora a Kryptus terá um prazo de seis meses para desenvolver e implementar a plataforma.

Além da novo sistema blockchain, a empresa também vai fornecer ao ICP-Brasil equipamentos do tipo “sistema de carimbo de tempo (SCT)” e “sistema de auditoria e sincronismo (SAS)”.

Adoção da tecnologia blockchain no Brasil

Conforme explicou o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação no ano passado, a escolha de trazer o blockchain para esse setor surgiu à medida que a entidade precisava de uma tecnologia que fosse capaz de garantir a proteção dos registros contra modificações ou remoções indevidas.

No entanto, vale destacar que a obrigatoriedade do blockchain ainda se restringe aos registros de carimbos de tempo dos certificados digitais. Por enquanto, as assinaturas eletrônicas, por exemplo, podem ser registradas em outras tecnologias.

Conforme mostrou o BeInCrypto esta semana, o uso de blockchain também será obrigatório na emissão de diplomas digitais no país.

Todas as 69 universidades federais terão até o final de 2021 para implementar o novo programa do governo que determina que todos os diplomas digitais sejam emitidos em blockchain. 

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Saori Honorato é jornalista e para o BeInCrypto escreve sobre os principais acontecimentos do universo das criptomoedas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá