O ministro Paulo Guedes defendeu a emissão de moeda sem risco de inflaçãoA maioria das pessoas que sabe alguma coisa sobre economia ouviu a palavra inflação. Geralmente, esse termo é considerado negativo,... More. Durante audiência no Senado na tarde desta quinta-feira (30), ele afirmou que o Banco Central pode emitir reais para comprar títulos públicos sem que isso cause impacte inflacionário na economia.
É a primeira vez que o ministro admite emitir moeda para enfrentar a crise do coronavírus. Segundo ele, a medida serviria para financiar a dívida pública em meio a juros baixos.
O Banco Central pode, sim, emitir moeda e pode, sim, comprar título e aí você pode monetizar a economia, sem que haja impacto inflacionário. Ele [BC] pode recomprar dívida interna. Se a taxa de juros for muito baixa ninguém quer comprar título muito longo e aí pode monetizar a dívida sem que haja impacto inflacionário.
A declaração alinha Guedes a outros economistas que já haviam defendido estratégia similar. O ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, foi um dos que já vieram a público defender a emissão. Em entrevista à BBC no começo de abril, o candidato à presidência em 2018 disse que o Banco Central tem espaço para expansão monetária.
O Banco Central tem grande espaço de expandir a base monetária, ou seja, imprimir dinheiro, na linguagem mais popular, e, com isso, recompor a economia. Não há risco nenhum de inflação nessa situação.
Guedes Adota Tom Conciliador
Paulo Guedes vinha adotando principalmente medidas do lado da oferta. No entanto, admitiu que não vê problema em mudar a visão em um momento de crise. O ministro afirmou que conhece trabalhos sobre políticas econômicas para enfrentar desemprego em massa. Ele tratou a guinada como uma “troca de marcha”.
Além disso, o tom foi de conciliação com deputados presentes na audiência. Até então, um comportamento incomum nas interações de Guedes com o parlamento. A mudança acontece dois dias depois de Bolsonaro apoiá-lo publicamente.
“A virtude da democracia é nós podermos nos ajudar. Temos diferenças aqui e ali, e com um outro olhar podemos enxergar coisas que não víamos”, disse o ministro.
Para manter-se informado, tendo a sua disposição conteúdo constante e de qualidade, não deixe de acompanhar nosso site. Aproveite e faça parte da nossa página de criptomoedasSe você é novo no universo das moedas virtuais, este guia é para você. Vamos te ensinar tudo sobre criptomoedas.... More no Twitter.