Impressora Liberada: Paulo Guedes Defende Emitir Moeda Sem Risco de Inflação

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Ministro diz que BC poderá imprimir dinheiro para comprar títulos

  • Valor seria usado para financiar medidas para conter a crise

  • Discurso de Guedes se alinha ao do ex-ministro Henrique Meirelles

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O ministro Paulo Guedes defendeu a emissão de moeda sem risco de inflação. Durante audiência no Senado na tarde desta quinta-feira (30), ele afirmou que o Banco Central pode emitir reais para comprar títulos públicos sem que isso cause impacte inflacionário na economia.



É a primeira vez que o ministro admite emitir moeda para enfrentar a crise do coronavírus. Segundo ele, a medida serviria para financiar a dívida pública em meio a juros baixos.

O Banco Central pode, sim, emitir moeda e pode, sim, comprar título e aí você pode monetizar a economia, sem que haja impacto inflacionário. Ele [BC] pode recomprar dívida interna. Se a taxa de juros for muito baixa ninguém quer comprar título muito longo e aí pode monetizar a dívida sem que haja impacto inflacionário.

A declaração alinha Guedes a outros economistas que já haviam defendido estratégia similar. O ex-ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, foi um dos que já vieram a público defender a emissão. Em entrevista à BBC no começo de abril, o candidato à presidência em 2018 disse que o Banco Central tem espaço para expansão monetária.



O Banco Central tem grande espaço de expandir a base monetária, ou seja, imprimir dinheiro, na linguagem mais popular, e, com isso, recompor a economia. Não há risco nenhum de inflação nessa situação.

Guedes Adota Tom Conciliador

Paulo Guedes vinha adotando principalmente medidas do lado da oferta. No entanto, admitiu que não vê problema em mudar a visão em um momento de crise. O ministro afirmou que conhece trabalhos sobre políticas econômicas para enfrentar desemprego em massa. Ele tratou a guinada como uma “troca de marcha”.

Além disso, o tom foi de conciliação com deputados presentes na audiência. Até então, um comportamento incomum nas interações de Guedes com o parlamento. A mudança acontece dois dias depois de Bolsonaro apoiá-lo publicamente.

“A virtude da democracia é nós podermos nos ajudar. Temos diferenças aqui e ali, e com um outro olhar podemos enxergar coisas que não víamos”, disse o ministro.

Para manter-se informado, tendo a sua disposição conteúdo constante e de qualidade, não deixe de acompanhar nosso site. Aproveite e faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Desde 2013, colaboro regularmente com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das criptomoedas principalmente na cobertura de ataques cibernéticos e golpes no Brasil. Atualmente, faço mestrado em Comunicação Científica na Universidade de Granada, na Espanha. Escrevo para o BeInCrypto desde abril de 2020.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá