Injeção do Banco Central não garantirá empregos, diz Rodrigo Maia

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Mercado olha com atenção a votação dos destaques do Orçamento de Guerra

  • Maia combate inserção de garantia de empregos a PEC

  • Banco Central deverá atuar apenas no mercado secundário

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

A injeção de liquidez pelo Banco Central prevista pelo Orçamento de Guerra não deverá pedir contrapartida de manutenção de empregos. Para Rodrigo Maia, que combate a entrada da condição na Proposta de Emenda à Constituição (PEC), não é possível pedir essa garantia porque o dinheiro não irá para o caixa das empresas.



A questão se dá em meio à votação dos destaques da PEC na Câmara dos Deputados. O argumento de Maia tem a ver com o destino da injeção do BACEN. Segundo Maia, o dinheiro não será destinado a comprar novos títulos.

O que nós estamos autorizando aqui é a compra de título secundário, títulos que já estão no mercado. Não adianta a gente achar que quando o BC comprar um título de um setor no mercado secundário que ele vai estar beneficiando a empresa que emitiu esse título. Esse dinheiro a empresa já gastou, já investiu no passado, o que nós estamos tratando é de garantia e liquidez.

Segundo o presidente da Câmara, o BC, portanto, irá comprar apenas títulos de terceiros. Por isso, não haveria possibilidade de cobrar contrapartida para uma empresa que emitiu o papel antes. Por enquanto, não parece haver viabilidade a atuação do BACEN no mercado primário.



Banco Central não pode analisar crédito

A oposição defende a inclusão da contrapartida dos empregos na discussão sobre os destaques da PEC na Câmara. A ideia seria permitir atuação do BACEN também no mercado primário, comprando títulos diretamente de empresas. Para Maia, o BC não pode atuar dessa maneira porque não tem estrutura para realizar análise de crédito.

Esse debate foi feito no Senado. O BC não tem estrutura de análise de crédito, isso seria mais simples nesse momento que nós autorizássemos o BNDES, que em tese já tem essa autorização para compra de títulos primários, então.

Temor do mercado e alta do dólar

A medida inclusa na PEC do orçamento de guerra visa garantir liquidez a ativos já negociados no mercado. O receio é de que, em meio à crise, os preços despenquem a ponto de dar prejuízo aos investidores e gerarem um efeito manada. Daí a atuação do Banco Central nesse sentido. Atualmente, vale lembrar, já ocorre certo abandono da renda fixa.

No entanto, o que gera mais receio entre investidores ainda é o temor sobre a incorporação de perdas dos Estados durante a pandemia. O dólar operou em alta durante toda a segunda-feira (4), mas estabilizou após Maia prometer votar o texto em alterações. A moeda americana chegou a bater R$ 5,61, mas fechou em R$ 5,52.

Para manter-se informado, tendo a sua disposição conteúdo constante e de qualidade, não deixe de acompanhar nosso site. Aproveite e faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Sou jornalista e especialista, pela USP-SP, em Comunicação Digital. Já trabalhei em rádio e impresso, mas boa parte da minha experiência vem do online. Desde 2013, colaboro regularmente com o Grupo Globo na área de tecnologia, onde já cobri assuntos diversos da área, de lançamentos de produtos aos principais ataques hackers dos últimos anos. Também já prestei consultoria em projetos do Banco Mundial e da ONU, entre outras instituições com foco em pesquisa científica. Entrei no mundo das criptomoedas principalmente na cobertura de ataques cibernéticos e golpes no Brasil. Atualmente, faço mestrado em Comunicação Científica na Universidade de Granada, na Espanha. Escrevo para o BeInCrypto desde abril de 2020.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá