O Banco Central Europeu tem uma nova presidente – dos 649 membros do Parlamento Europeu, 394 votaram à favor de Lagarde, e 206 foram contra. A ex-diretora-gerente do FMI substituirá o atual presidente Mario Draghi.
Parliament has just approved Christine @Lagarde to be the next President of the @ecb pic.twitter.com/1fTeugBwMN
— ECON Committee Press (@EP_Economics) September 17, 2019
Christine Lagarde já falou bastante sobre criptomoedas e o potencial inovador da tecnologia blockchain. Alguns analistas especularam que a nomeação de Lagarde para o cargo será otimista para o mercado de cripto.
É verdade que Lagarde parece muito mais mente aberta à alterações no setor bancário do que o Draghi, que está saindo. Draghi anteriormente categorizou as moedas digitais, como Bitcoin, não como moedas, mas como ativos altamente especulativos.
Lagarde, por outro lado, é claramente a favor de interromper o “status quo” e aumentar a eficiência do setor bancário existente usando a tecnologia de contabilidade distribuída. Em abril deste ano, ela disse que os disruptores (criptomoedas) estavam tendo um claro impacto sobre os operadores históricos (bancos). Ela comentou que os ativos digitais emitidos pelo banco central e outros sistemas privados de blockchain já estavam mudando os modelos de negócios dos bancos.
No entanto, Lagarde parece muito menos interessada em Bitcoin, dinheiro descentralizado e não soberano.
Parece, portanto, que a nova presidente do BCE não é a favor de todas as criptomoedas – apenas aquelas que podem mudar o sistema lentamente, ao invés de erradicá-lo completamente e reconstruí-lo do zero.
Em outubro de 2017, clique aqui para ver a entrevista , ela teve o cuidado de afirmar que é importante não considerar todas as moedas digitais iguais. Portanto, é concebível que sejam feitos esforços para definir legalmente diferentes tipos de ativos digitais. Com Lagarde claramente favorecendo os esforços para criptomoedas centralizadas, não é difícil imaginar que as empresas mais radicais do de criptomoedas está em desvantagem.
Resta saber se a nomeação de Lagarde trará maior interesse ao mercado descentralizado de criptomoedas ou se os próximos programas regulatórios beneficiarão soluções privadas de blockchain e moedas digitais emitidas pelo banco central.
O que você acha da nomeação de Christine Lagarde para presidente do BCE? Você acha que é positiva para o Bitcoin e outras criptomoedas?
Esse é um texto traduzido do nosso site em inglês. Clique aqui para acessar a versão original.