Libra do Facebook levará a uma arriscada ‘economia separada’, afirma chefe antitruste da UE

Compartilhar Artigo

O chefe da Antitruste da União Européia apontou recentemente a criptomoeda planejada do Facebook, alegando que Libra criará uma “economia separada”. Ela tomou um tom cauteloso sobre os muitos riscos envolvidos.



O Libra do Facebook parece não ter muitos amigos na Europa e isso não parece mudar em breve.

A chefe antitruste da UE, Margrethe Vestager, disse que em uma entrevista recentemente com o sindicato da indústria financeira da Dinamarca, Finansforbundet, de que os governos precisam levar as coisas devagar.



A Europa continua cautelosa com os planos de Libra

Embora ela não tenha negado completamente a ideia de fundar Libra, Vestager afirma que ainda existem muitas perguntas sobre uma empresa que emite sua própria moeda. O que dificulta as coisas é que a criptomoeda ainda permanece um conceito que a Vestager admite ser uma questão importante.

Note-se que o comissário da UE abriu uma investigação sobre o projeto Libra do Facebook anteriormente, e afirmou que isso pode levar a comportamentos anticompetitivos. O medo é que o Facebook tente usar seu poder para punir empresas que não usam a Libra, mas utilizam sua rede social.

Há também preocupações de que a Libra possa criar uma economia online totalmente separada. Essa economia pode se provar quase impossível de regular e pode facilitar transações ilícitas em uma rede social que atualmente suporta bilhões de pessoas. O potencial para isso se multiplicar fora de controle é, para os reguladores, uma grande preocupação.

Limbo regulatório

Conforme relatado anteriormente pelo BeInCrypto, o Libra ainda está planejado para ser lançado no próximo ano. De fato, as criptomoedas estavam na ordem do dia durante uma recente reunião entre o presidente Trump e o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg. E todos já sabem que 50% das reservas de Libra serão atreladas ao dólar. Notavelmente, o yuan chinês é totalmente excluído.

No entanto, a Libra parece estar enfrentando a maior resistência na Europa – onde a França e a Alemanha declararam que planejam para bloquear os planos de criptomoeda da gigante da mídia social. Em vez disso, a Europa quer lançar sua própria criptomoeda e possivelmente vê Libra como uma possível ameaça à sua soberania.

A entrevista completa em que a Vetager e o sindicato da indústria financeira da Dinamarca, Finansforbundet, sobre a Libra será publicada em 11 de outubro.

Você acredita que a Europa terá que aprovar a Libra? Ou a idéia está morta à chegada? Deixe-nos saber seus pensamentos nos comentários abaixo.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

TÓPICOS RELACIONADOS

Caio é um grande entusiasta de criptomoedas e day trader em tempo integral. A paixão pelo mercado financeiro e pela escrita permitiu que começasse a fazer parte do projeto BeInCrypto em ser o principal portal de notícias de criptomoedas e blockchain. Caio é também estudante de Ciências Econômicas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá