Libra e Stablecoins Devem ser Regulamentadas Como Valores Mobiliários, diz Regulador Global de Negociação

Compartilhar Artigo

Há meses, Libra, o projeto de stablecoin do Facebook, está envolvido em uma controvérsia ou outra. No entanto, um novo relatório pode colocar a operação futura do ativo em mais confusão.



Em 4 de novembro, o canal de notícias popular Reuters informou que a Organização Internacional de Comissões de Valores Mobiliários (IOSCO), um regulador global de negociação de valores mobiliários e de futuros, está ponderando sobre a perspectiva de adicionar moedas stablecoins ​​às políticas de valores mobiliários existentes.

Minimizando riscos aplicando leis de valores mobiliários

Citando um relatório do presidente Ashley Alder, a Reuters relata que a agência chegou a reconhecer os benefícios que as stablecoins poderiam trazer, sem ignorar seus possíveis riscos. Em um comunicado, Alder alegadamente argumenta que, após uma análise minuciosa, o regulador descobriu que as moedas stablecoins possuem certas características dos títulos típicos. Portanto, para esclarecer sua operação, a imposição de leis de valores mobiliários que governam aspectos operacionais, como divulgações, registros e relatórios, pode ser o melhor caminho a seguir.



O Facebook trouxe muito escrutínio para as stablecoins. Embora muitos desses ativos estejam operando sem ônus (ou pelo menos com o mesmo nível de não interferência que outros ativos de criptografia), a Libra do Facebook pode acabar sendo mais uma maldição do que uma bênção.

Esse nível elevado de escrutínio não significa que as moedas estáveis ​​sejam fundamentalmente defeituosas. O princípio de vincular o valor de um ativo a uma moeda fiduciária ou aos recursos de uma nação é lógico, pois resolve a questão da volatilidade – um argumento que atormenta o Bitcoin por tanto tempo.

Pelo contrário, o problema está com Libra. Os países (ou blocos econômicos, até) são céticos em permitir que o ativo opere em sua jurisdição e não se esquecem de demonstrar seu descontentamento, como O BeInCrypto já tocou anteriormente.

Agora, a maioria dos reguladores e formuladores de políticas que preferem atacar Libra o fazem declarando sua desaprovação às “stablecoins” em geral. Parece que assim, eles não parecem ser contra o ativo em particular.

A resistência à Libra continua

A perspectiva de estar sujeita às leis de valores mobiliários pode minar a Libra, mas, considerando as sucessivas ondas de ataques que o ativo sofreu desde o dia em que foi lançado, este não é um território novo. De volta a casa, o stablecoin foi sacudido para a esquerda e para a direita, com três depoimentos no congresso e um barco cheio de escrutínio, deixando a esperança do ativo para um lançamento pendurado por um fio.

Além disso, alguns governos também deram indicações sutis de que não permitirão que o ativo seja lançado dentro de suas fronteiras. Enquanto alguns países têm sido sutis em sua abordagem para manter Libra à distância, outros fizeram seu desdém pela stablecoin. No mês passado, Olaf Schulz, ministro das Finanças e vice-chanceler do país, argumentou que Libra deveria ser evitada. Antes disso, ele exortou o governo alemão a se opor à adoção de todas as “moedas paralelas”.

Você acredita que esse movimento da IOSCO pode ser benéfico para as criptomoedas em geral? Deixe nos comentários abaixo a sua opinião! Aproveite também para compartilhar com a gente no Twitter!


Imagens cortesia da Shutterstock.


Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Caio é um grande entusiasta de criptomoedas e day trader em tempo integral. A paixão pelo mercado financeiro e pela escrita permitiu que começasse a fazer parte do projeto BeInCrypto em ser o principal portal de notícias de criptomoedas e blockchain. Caio é também estudante de Ciências Econômicas.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá