Líderes da Unick São Soltos por Medo do Coronavirus

Compartilhar Artigo
EM RESUMO
  • Líderes da Unick ganham o direito de sair da cadeia

  • Ministro da Justiça diz que decisões terão que ser flexibilizadas para tentar conter o coronavirus na cadeia

  • Os passaportes dos líderes da Unick continuam retidos para que eles não possam fugir do Brasil

  • promo

    Estamos compartilhando informação no nosso grupo de Telegram , siga-nos! E obtenha sinais de trading e análise de criptomoedas diariamente!

The Trust Project é um consórcio internacional de veículos de notícias que criam padrões de transparência.

O Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Rogerio Schietti Cruz, decidiu na última quinta-feira, 19 de março, pela soltura dos dois líderes da Unick.



Após terem vários pedidos de habeas corpus negado, Danter Navar da Silva e Marcos da Silva Kronhardt, conhecidos como líderes da Unick, serão liberados da cadeia sem fiança. A Unick foi uma das maiores pirâmides financeiras a abalar o Brasil, inúmeros investidores foram lesados e ficaram sem dinheiro e os seus principais líderes foram levados pela Polícia Federal para a prisão.

No início do ano, os dois presos tinham pedido o habeas corpus e a redução do valor da fiança, porém esse pedido foi negado pelo Ministro Schietti. Mas foi preciso que uma pandemia, que assola o mundo todo e tem causado consequências graves por cada país que passa, para que os líderes da Unick tivessem o pedido de soltura aceitos.



A preocupação com a transmissão do coronavírus nas cadeias é real e tem servido como base para várias decisões favoráveis ao habeas corpus.

Habeas Corpus para todos?

O Ministro Schietti deixa claro em sua sentença os crimes cometidos pelos presos e os possíveis riscos de sua soltura, já que há indícios de que os presos utilizaram laranjas para ocultar seus patrimônios, além de valores escondidos no exterior. Porém, a gravidade enfrentada pelo Brasil pede uma certa flexibilidade do Poder Judiciário.

“… a crise mundial do Covid-19 e, especialmente, a iminente gravidade do quadro nacional exige intervenções e atitudes mais ousadas são demandadas das autoridades, inclusive do Poder Judiciário.”

Para o Ministro Rogerio Schietti Cruz, “nos casos de crimes cometidos com particular violência, a envolver acusado de especial e evidente periculosidade ou que comporte de modo a, claramente, denotar risco de fuga ou de destruição das provas e/ou ameaça a testemunhas“, não existe a possibilidade de liberação, mas os outros casos merecem outro olhar.

Flexibilização das decisões

O Ministro Schietti fala que agora é o momento de eleger medidas alternativas à prisão processual, para não tornar mais grave a precariedade do sistema penitenciário e evitar o alastramento da doença nas prisões. A decisão foi embasada pela recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que suspendeu as visitas e sugeriu o isolamento dos internos.

Segundo o CNJ é de extrema importância fazer a manutenção da saúde das pessoas encarceradas, só assim é possível garantir a saúde coletiva. Um cenário de contaminação em grande escala no sistema prisional produz impactos significativos para a segurança e a saúde pública de toda a população, extrapolando os limites internos dos estabelecimentos.

Danter Navar e Marcos Kronhardt podem deixar a prisão sem a necessidade de pagar os R$ 200.000,00 fixados a título de fiança. Porém seus passaportes continuam apreendidos para evitar que eles fujam do país.

Para manter-se informado, tendo a sua disposição conteúdo constante e de qualidade, não deixe de acompanhar nosso site. Aproveite e faça parte da nossa página de criptomoedas no Twitter.

Isenção de responsabilidade

Todas as informações contidas em nosso site são publicadas de boa fé e apenas para fins de informação geral. Qualquer ação que o leitor tome com base nas informações contidas em nosso site é por sua própria conta e risco.
Share Article

Mercadóloga, mestra em estratégia e estudiosa do mercado financeiro. Entusiasta do Bitcoin, começou a escrever sobre criptomoedas em 2017 e nunca mais parou. Atualmente é colaboradora do portal BeInCrypto.

SEGUIR O AUTOR

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá

Sinais grátis de compra e venda de criptos, análises do Bitcoin e chat com traders. Entre já no nosso Telegram!

Vamos lá